Rotina para a primeira Semana de aula |
Olá amigos e amigas, hoje trago para vocês uma sugestão de Rotina para a primeira Semana de aula - Indicada para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.
DIÁRIO DE BORDO:
1. ACOLHIDA
Para acolher os alunos no segundo dia de aula, após cumprimentá-los, cantar duas ou três cantigas de roda, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades do dia.
3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!
4. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 1
Para diagnóstico do processo de leitura e escrita da criança realizar-se-á uma sondagem através de um desenho livre. Cada aluno receberá uma folha em branco onde terá liberdade para desenhar o que quiser e registrar a seu modo o que desenhou. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita. Sugestão de questionamentos: O que você fez? Como se chama esse objeto, animal? De um nome pra o que você desenhou? Etc.
5. PASSEIO: CAÇANDO PALAVRAS
Levar os alunos a dar um volta no bairro da escola ou na própria escola, para que observem não somente o local, mas as palavras e os números que compõem o ambiente. O professor deve ler cada palavra que interessou aos alunos em voz alta e conversar sobre o significado da palavra para aquele local.
6. ATIVIDADE SEQUENCIADA: A HISTÓRIA DA ESCRITA
Antes de contar a história da escrita aos alunos, incentivá-los a imaginar como os homens das cavernas faziam para escrever e contar. Vamos tentar escrever como os homens das cavernas – usando símbolos?! Contar a história e mostrar o livro as crianças. Relembrar as crianças os filmes que já viram que tinham gravuras nas pedras ou no interior das cavernas.
7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
8. ATIVIDADE DE ARTES:
Vamos fazer a mesma coisa que os homens das cavernas, vamos desenhar e escrever no barro.
9. HORA DE IR EMBORA:
Repita comigo:
Ei galera...
Galera boa...
Não to ouvindo nada...
Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...
____________________________________________________
OUTRO DIA - DIÁRIO DE BORDO:
ATIVIDADES:
1. ACOLHIDA:
Para acolher os alunos vamos ler um Conto Infantil – O PAR DE SAPATOS.
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia 24, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades que serão desenvolvidas no dia.
3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!
4. RODA DE CONVERSA:
Antes de iniciar a sondagem...
5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 2
CLASSIFICAR- FIGURAS, LETRAS E NÚMEROS
Para dar continuidade ao diagnóstico sobre o que a criança pensa ou sabe da escrita. Será realizada uma nova atividade agora utilizando uma tabela onde as crianças classificarão figuras, letras e números.
Cada aluno receberá uma folha impressa com figuras, letras e números para recortar, depois receberão uma tabela onde deverão colar o que recortaram em seus respectivos lugares. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita.
6. RITMO E MOVIMENTO: SEMENTINHAS
Com as crianças em círculo, a narrar a seguinte história.
VARIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS
ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO
BEM APERTADINHAS NOS BURAQUINHOS
(as crianças se ajoelham e encostam a cabeça no chão)
ELAS DORMIAM UM SONO PROFUNDO....
BEM PROFUNDO...
SOSSEGADO E MUITO BOMMMMM....
(as crianças ainda ajoelhadas viram a cabeça de lado e fecham os olhos)
VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS
E DEPOIS O SOL
BRILHOU LINDO NO CÉU...
(as crianças de joelhos movimentam os braços de cima para baixo, mexendo os dedos)
DE REPENTE...
AS SEMENTINHAS ACORDAMMMMM
(as crianças de joelhos abrem os braços e bocejam)
DEVAGARINHO... DEVAGARINHO...
AS PLANTINHAS COMEÇAM A APARECER
CRESCEM OS GALHOS
AS FOLHAS
E FICAM AJEITADAS
(as crianças começam a se levantar lentamente. Esticam os braços um de cada vez.)
DEPOIS CRESCERAM, CRESCERAM
E ENROSCARAM-SE NO VARAL
ENROLANDO... ENROLANDO...
(as crianças vão se esticando, braços ao lado na ponta do pé e dão um pulo, vão girando braços no alto vão mexendo as mãos)
... E CHEIO DE FLORES
ALEGRAM O QUINTAL
VEIO O SOL FORTE
E FOI RESSECANDO AS PLANTINHAS
QUE FICARAM TODAS TORTINHAS
(as crianças vão se contorcendo e param numa posição diferente do que estavam - tortos)
MAS O TEMPO MUDOU
COMEÇOU A CHOVER FORTE DE NOVO
E FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE...
CADAVEZ MAIS FORTE... MAIS FORTE...
(as crianças ficam se mexendo, subindo e descendo o corpo e mexendo os dedos rapidamente)
AI A CHUVA FOI DIMINUINDO ...
DIMINUINDO ... DIMINUINDO...
ATÉ QUE PAROU!!!
(diminuir a velocidade dos movimentos)
E DE REPENTE VEIO UM OUTRO VENTO MUITO FORTE...
QUE FOI FICANDO MAIS FORTE AINDA... MAIS FORTE
(Em pé com os braços ao alto balançando de um lado ao outro cada vez mais rápido)
ATÉ QUE AS SEMENTINHAS SAIRAM VOANDO
VOANDO, VOANDO PRA BEM LONGE...
(Todos andando com os braços abertos como se estivessem voando)
AS SEMENTINHAS FORAM CAINDO...
CAINDO... CAINDO...
BEM LENTAMENTE...
(as crianças vão se abaixando até chegarem ao chão)
E AS SEMEMTINHAS ADORMECERAM NOVAMENTE
UM SONO BEM PROFUNDO
SOSSEGADO E BOMMM!
(as crianças se ajoelham bem acolhidas e encostam a cabeça no chão, viram a cabeça de lado e fecham os olhos)
7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
8. COORDENAÇÃO MOTORA:
9. HORA DE IR EMBORA:
Repita comigo:
Ei galera...
Galera boa...
Não to ouvindo nada...
Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...
_______________________________________
5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 2
CLASSIFICAR- FIGURAS, LETRAS E NÚMEROS
Para dar continuidade ao diagnóstico sobre o que a criança pensa ou sabe da escrita. Será realizada uma nova atividade agora utilizando uma tabela onde as crianças classificarão figuras, letras e números.
Cada aluno receberá uma folha impressa com figuras, letras e números para recortar, depois receberão uma tabela onde deverão colar o que recortaram em seus respectivos lugares. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita.
6. RITMO E MOVIMENTO: SEMENTINHAS
Com as crianças em círculo, a narrar a seguinte história.
VARIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS
ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO
BEM APERTADINHAS NOS BURAQUINHOS
(as crianças se ajoelham e encostam a cabeça no chão)
ELAS DORMIAM UM SONO PROFUNDO....
BEM PROFUNDO...
SOSSEGADO E MUITO BOMMMMM....
(as crianças ainda ajoelhadas viram a cabeça de lado e fecham os olhos)
VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS
E DEPOIS O SOL
BRILHOU LINDO NO CÉU...
(as crianças de joelhos movimentam os braços de cima para baixo, mexendo os dedos)
DE REPENTE...
AS SEMENTINHAS ACORDAMMMMM
(as crianças de joelhos abrem os braços e bocejam)
DEVAGARINHO... DEVAGARINHO...
AS PLANTINHAS COMEÇAM A APARECER
CRESCEM OS GALHOS
AS FOLHAS
E FICAM AJEITADAS
(as crianças começam a se levantar lentamente. Esticam os braços um de cada vez.)
DEPOIS CRESCERAM, CRESCERAM
E ENROSCARAM-SE NO VARAL
ENROLANDO... ENROLANDO...
(as crianças vão se esticando, braços ao lado na ponta do pé e dão um pulo, vão girando braços no alto vão mexendo as mãos)
... E CHEIO DE FLORES
ALEGRAM O QUINTAL
VEIO O SOL FORTE
E FOI RESSECANDO AS PLANTINHAS
QUE FICARAM TODAS TORTINHAS
(as crianças vão se contorcendo e param numa posição diferente do que estavam - tortos)
MAS O TEMPO MUDOU
COMEÇOU A CHOVER FORTE DE NOVO
E FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE...
CADAVEZ MAIS FORTE... MAIS FORTE...
(as crianças ficam se mexendo, subindo e descendo o corpo e mexendo os dedos rapidamente)
AI A CHUVA FOI DIMINUINDO ...
DIMINUINDO ... DIMINUINDO...
ATÉ QUE PAROU!!!
(diminuir a velocidade dos movimentos)
E DE REPENTE VEIO UM OUTRO VENTO MUITO FORTE...
QUE FOI FICANDO MAIS FORTE AINDA... MAIS FORTE
(Em pé com os braços ao alto balançando de um lado ao outro cada vez mais rápido)
ATÉ QUE AS SEMENTINHAS SAIRAM VOANDO
VOANDO, VOANDO PRA BEM LONGE...
(Todos andando com os braços abertos como se estivessem voando)
AS SEMENTINHAS FORAM CAINDO...
CAINDO... CAINDO...
BEM LENTAMENTE...
(as crianças vão se abaixando até chegarem ao chão)
E AS SEMEMTINHAS ADORMECERAM NOVAMENTE
UM SONO BEM PROFUNDO
SOSSEGADO E BOMMM!
(as crianças se ajoelham bem acolhidas e encostam a cabeça no chão, viram a cabeça de lado e fecham os olhos)
7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
8. COORDENAÇÃO MOTORA:
9. HORA DE IR EMBORA:
Repita comigo:
Ei galera...
Galera boa...
Não to ouvindo nada...
Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...
_______________________________________
ATIVIDADES:
1. ACOLHIDA:
Hora do café. Para acolher os alunos vamos cantar cantigas de roda?!?!
2. CALENDÁRIO , ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar a atividades do dia.
3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!
4. RODA DE CONVERSA:
Antes de iniciar a sondagem...
5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 3
O objetivo principal dessa atividade é fazer com que o aluno reflita sobre o processo de leitura e escrita. Depois que terminarem as cartelas da brincadeira, distribuir para cada um o texto do UNI-DUNI-TÊ, lápis de cor ou de cera.
Ler em voz alta e pedir para que acompanhem com o dedo, da foram como souberem. Assim eles estarão aprendendo a direção da escrita. Repetir a leitura. Após a leitura seguir as instruções. Fazer uma questão de cada vez e esperar que terminem. Distribuir o envelope com a parte dois do texto. Explicar aos alunos que as partes do texto estão soltas e que eles devem tentar colocá-las em ordem. Pode olhar original.
6. JOGOS COOPERATIVOS: DANÇA DAS CADEIRAS
Todos em volta das cadeiras dançando ao som da música. Quando a música parar todos buscam uma cadeira para sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira!!!
Então a medida que o numero de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que não fiquem em pé.
7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
8. COORDENAÇÃO MOTORA:
9. HORA DE IR EMBORA:
Repita comigo:
Ei galera...
Galera boa...
Não to ouvindo nada...
Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...
5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 3
O objetivo principal dessa atividade é fazer com que o aluno reflita sobre o processo de leitura e escrita. Depois que terminarem as cartelas da brincadeira, distribuir para cada um o texto do UNI-DUNI-TÊ, lápis de cor ou de cera.
Ler em voz alta e pedir para que acompanhem com o dedo, da foram como souberem. Assim eles estarão aprendendo a direção da escrita. Repetir a leitura. Após a leitura seguir as instruções. Fazer uma questão de cada vez e esperar que terminem. Distribuir o envelope com a parte dois do texto. Explicar aos alunos que as partes do texto estão soltas e que eles devem tentar colocá-las em ordem. Pode olhar original.
6. JOGOS COOPERATIVOS: DANÇA DAS CADEIRAS
Todos em volta das cadeiras dançando ao som da música. Quando a música parar todos buscam uma cadeira para sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira!!!
Então a medida que o numero de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que não fiquem em pé.
7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
8. COORDENAÇÃO MOTORA:
9. HORA DE IR EMBORA:
Repita comigo:
Ei galera...
Galera boa...
Não to ouvindo nada...
Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc...
_______________________________________
OUTRO DIA
ATIVIDADES:
1. ACOLHIDA: Hora do café!!!
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
1. ACOLHIDA: Hora do café!!!
2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA
Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades do dia
3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)
Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!
4. RODA DE CONVERSA: Antes de iniciar a sondagem...
Em roda conversar com os alunos sobre o que temos na escola. O que vimos no dia do passeio: lugares na escola, materiais usados na escola; pessoas que trabalham na escola. Qual a diferença da escola e da sua casa?
5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 3
A proposta dessa atividade é fornecer dados para descobrir qual a hipótese que o aluno está fazendo da escrita. Descobrir em que nível está a criança. A sondagem permite uma melhor elaboração da rotina escolar, bem como a formação de grupos diversificados de sala de aula, o que ajudará na escolha de atividades que auxiliem a criança a reformular o seu pensamento. Distribuir as folhas grampeadas aos alunos, solicitar que identifiquem suas atividades. Mostrar as linhas e os quadrados explicando para que servem: n as linhas irão escrever, nos quadrados desenhar o que escreveram. Deixar claro que ele deve escrever da maneira que souber. Ditar uma palavra de cada vez, sem fazer pausa nas sílabas. Esperar que cada aluno termine de escrever e de fazer o desenho para passar para a próxima palavra. Quando ditar a frase não fazer pausas entre uma ou outra. Repetir quantas vezes necessárias. E elogiar o trabalho feito.
Ditar:
APONTADOR
ESCOLA
LÁPIS
GIZA ESCOLA TEM MUITOS ALUNOS
6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO
7. TANQUE DE AREIA E BRINQUEDOS:
8. HORA DE IR EMBORA:
Vamos brincar de adoleta...
(Sentar em circulos colocar a mão esquerda embaixo da mão do colega, tocar a mão do colega)
ADOLETA... LE PETI-PETI-POLÁ
LE CAFÉ COM CHOCOLÁ
ADOLETA
PUXA O RABO DO TATU
QUEM SAIU FOI TU
COM A LETRA A UUUUUU....
ANEXOS:
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
Rotina para a primeira Semana de aula |
0 comentários :
Enviar um comentário