Home » » ROTINA PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA

ROTINA PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA

banner


Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Olá amigos e amigas, hoje trago para vocês uma sugestão de Rotina para a primeira Semana de aula - Indicada para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental.



DIÁRIO DE BORDO:

1. ACOLHIDA


Para acolher os alunos no segundo dia de aula, após cumprimentá-los, cantar duas ou três cantigas de roda, em seguida apresentar o calendário e o quadro de rotina.

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades do dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 1

Para diagnóstico do processo de leitura e escrita da criança realizar-se-á uma sondagem através de um desenho livre. Cada aluno receberá uma folha em branco onde terá liberdade para desenhar o que quiser e registrar a seu modo o que desenhou. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita. Sugestão de questionamentos: O que você fez? Como se chama esse objeto, animal? De um nome pra o que você desenhou? Etc. 

5. PASSEIO: CAÇANDO PALAVRAS

Levar os alunos a dar um volta no bairro da escola ou na própria escola, para que observem não somente o local, mas as palavras e os números que compõem o ambiente. O professor deve ler cada palavra que interessou aos alunos em voz alta e conversar sobre o significado da palavra para aquele local. 

6. ATIVIDADE SEQUENCIADA: A HISTÓRIA DA ESCRITA

Antes de contar a história da escrita aos alunos, incentivá-los a imaginar como os homens das cavernas faziam para escrever e contar. Vamos tentar escrever como os homens das cavernas – usando símbolos?! Contar a história e mostrar o livro as crianças. Relembrar as crianças os filmes que já viram que tinham gravuras nas pedras ou no interior das cavernas.

7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO 

8. ATIVIDADE DE ARTES:
Vamos fazer a mesma coisa que os homens das cavernas, vamos desenhar e escrever no barro. 

9. HORA DE IR EMBORA: 

Repita comigo: 

Ei galera... 

Galera boa...

Não to ouvindo nada...

Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc... 

____________________________________________________

OUTRO DIA - DIÁRIO DE BORDO:

ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA: 

Para acolher os alunos vamos ler um Conto Infantil – O PAR DE SAPATOS.

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia 24, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades que serão desenvolvidas no dia.

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. RODA DE CONVERSA: 


Antes de iniciar a sondagem... 

5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 2

CLASSIFICAR- FIGURAS, LETRAS E NÚMEROS 

Para dar continuidade ao diagnóstico sobre o que a criança pensa ou sabe da escrita. Será realizada uma nova atividade agora utilizando uma tabela onde as crianças classificarão figuras, letras e números. 

Cada aluno receberá uma folha impressa com figuras, letras e números para recortar, depois receberão uma tabela onde deverão colar o que recortaram em seus respectivos lugares. Não esquecer de identificar a atividade com o nome. O objetivo principal é reconhecer o que criança pensa sobre a escrita. 

6. RITMO E MOVIMENTO: SEMENTINHAS

Com as crianças em círculo, a narrar a seguinte história.

VARIAS SEMENTINHAS PEQUENINAS

ESTAVAM ESCONDIDAS NO CHÃO

BEM APERTADINHAS NOS BURAQUINHOS

(as crianças se ajoelham e encostam a cabeça no chão)

ELAS DORMIAM UM SONO PROFUNDO....

BEM PROFUNDO... 

SOSSEGADO E MUITO BOMMMMM....

(as crianças ainda ajoelhadas viram a cabeça de lado e fecham os olhos)

VEIO A CHUVA E MOLHOU AS SEMENTINHAS 

E DEPOIS O SOL

BRILHOU LINDO NO CÉU... 

(as crianças de joelhos movimentam os braços de cima para baixo, mexendo os dedos)

DE REPENTE...

AS SEMENTINHAS ACORDAMMMMM

(as crianças de joelhos abrem os braços e bocejam)

DEVAGARINHO... DEVAGARINHO...

AS PLANTINHAS COMEÇAM A APARECER 

CRESCEM OS GALHOS 

AS FOLHAS

E FICAM AJEITADAS

(as crianças começam a se levantar lentamente. Esticam os braços um de cada vez.)

DEPOIS CRESCERAM, CRESCERAM

E ENROSCARAM-SE NO VARAL

ENROLANDO... ENROLANDO...

(as crianças vão se esticando, braços ao lado na ponta do pé e dão um pulo, vão girando braços no alto vão mexendo as mãos)

... E CHEIO DE FLORES 

ALEGRAM O QUINTAL

VEIO O SOL FORTE

E FOI RESSECANDO AS PLANTINHAS

QUE FICARAM TODAS TORTINHAS

(as crianças vão se contorcendo e param numa posição diferente do que estavam - tortos)

MAS O TEMPO MUDOU

COMEÇOU A CHOVER FORTE DE NOVO

E FOI FICANDO CADA VEZ MAIS FORTE...

CADAVEZ MAIS FORTE... MAIS FORTE...

(as crianças ficam se mexendo, subindo e descendo o corpo e mexendo os dedos rapidamente)

AI A CHUVA FOI DIMINUINDO ...

DIMINUINDO ... DIMINUINDO...

ATÉ QUE PAROU!!!

(diminuir a velocidade dos movimentos)

E DE REPENTE VEIO UM OUTRO VENTO MUITO FORTE...

QUE FOI FICANDO MAIS FORTE AINDA... MAIS FORTE

(Em pé com os braços ao alto balançando de um lado ao outro cada vez mais rápido)

ATÉ QUE AS SEMENTINHAS SAIRAM VOANDO

VOANDO, VOANDO PRA BEM LONGE...

(Todos andando com os braços abertos como se estivessem voando)

AS SEMENTINHAS FORAM CAINDO...

CAINDO... CAINDO...

BEM LENTAMENTE... 

(as crianças vão se abaixando até chegarem ao chão)

E AS SEMEMTINHAS ADORMECERAM NOVAMENTE

UM SONO BEM PROFUNDO

SOSSEGADO E BOMMM!

(as crianças se ajoelham bem acolhidas e encostam a cabeça no chão, viram a cabeça de lado e fecham os olhos)

7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO 

8. COORDENAÇÃO MOTORA:

9. HORA DE IR EMBORA: 

Repita comigo: 

Ei galera... 

Galera boa...

Não to ouvindo nada...

Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc... 
_______________________________________

OUTRO DIA
ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA: 

Hora do café. Para acolher os alunos vamos cantar cantigas de roda?!?!

2. CALENDÁRIO , ROTINA E AJUDANTE DO DIA 

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ___, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar a atividades do dia. 

3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. RODA DE CONVERSA: 


Antes de iniciar a sondagem... 

5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 3

O objetivo principal dessa atividade é fazer com que o aluno reflita sobre o processo de leitura e escrita. Depois que terminarem as cartelas da brincadeira, distribuir para cada um o texto do UNI-DUNI-TÊ, lápis de cor ou de cera.

Ler em voz alta e pedir para que acompanhem com o dedo, da foram como souberem. Assim eles estarão aprendendo a direção da escrita. Repetir a leitura. Após a leitura seguir as instruções. Fazer uma questão de cada vez e esperar que terminem. Distribuir o envelope com a parte dois do texto. Explicar aos alunos que as partes do texto estão soltas e que eles devem tentar colocá-las em ordem. Pode olhar original. 

6. JOGOS COOPERATIVOS: DANÇA DAS CADEIRAS 

Todos em volta das cadeiras dançando ao som da música. Quando a música parar todos buscam uma cadeira para sentar. Ninguém é eliminado, e quem sai é a cadeira!!! 

Então a medida que o numero de cadeiras diminui, os jogadores são levados a cooperar entre si, para que não fiquem em pé. 

7. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO 

8. COORDENAÇÃO MOTORA:

9. HORA DE IR EMBORA: 

Repita comigo: 

Ei galera... 

Galera boa...

Não to ouvindo nada...

Tem que bater palma... bater o pé... dar um gritinho...ou um pulinho... dar uma risadinha, levantar o braço esquerdo, o direito... cochichar... erguer o pé direito e o esquerdo, fechar os olhos... etc... 
_______________________________________

OUTRO DIA
ATIVIDADES:

1. ACOLHIDA: Hora do café!!!

2. CALENDÁRIO, ROTINA E AJUDANTE DO DIA

Iniciar com as seguintes perguntas: Você sabe que dia é hoje? Em que mês estamos? Se hoje é dia ____, que dia foi ontem? E amanhã que dia será?Quantos dias faltam para acabar o mês? E como está o dia hoje? Ensolarado? Chuvoso? Ou nublado? Apresentar as atividades do dia


3. CHAMADA INTERATIVA ( QUANTOS SOMOS?)

Vamos verificar na classe quem está presente e quem não está... Depois a chamada. Os crachás que sobrarem serão colocados no varal. Vamos contar quantos estão presentes e quantos faltaram?!?!

4. RODA DE CONVERSA: Antes de iniciar a sondagem... 

Em roda conversar com os alunos sobre o que temos na escola. O que vimos no dia do passeio: lugares na escola, materiais usados na escola; pessoas que trabalham na escola. Qual a diferença da escola e da sua casa? 

5. ATIVIDADE INDIVIDUAL DE ESCRITA – SONDAGEM 3

A proposta dessa atividade é fornecer dados para descobrir qual a hipótese que o aluno está fazendo da escrita. Descobrir em que nível está a criança. A sondagem permite uma melhor elaboração da rotina escolar, bem como a formação de grupos diversificados de sala de aula, o que ajudará na escolha de atividades que auxiliem a criança a reformular o seu pensamento. Distribuir as folhas grampeadas aos alunos, solicitar que identifiquem suas atividades. Mostrar as linhas e os quadrados explicando para que servem: n as linhas irão escrever, nos quadrados desenhar o que escreveram. Deixar claro que ele deve escrever da maneira que souber. Ditar uma palavra de cada vez, sem fazer pausa nas sílabas. Esperar que cada aluno termine de escrever e de fazer o desenho para passar para a próxima palavra. Quando ditar a frase não fazer pausas entre uma ou outra. Repetir quantas vezes necessárias. E elogiar o trabalho feito. 

Ditar:

APONTADOR
ESCOLA
LÁPIS
GIZ

A ESCOLA TEM MUITOS ALUNOS

6. RECREIO E MOMENTO DO DESCANSO 

7. TANQUE DE AREIA E BRINQUEDOS: 

8. HORA DE IR EMBORA: 

Vamos brincar de adoleta... 
(Sentar em circulos colocar a mão esquerda embaixo da mão do colega, tocar a mão do colega)
ADOLETA... LE PETI-PETI-POLÁ

LE CAFÉ COM CHOCOLÁ

ADOLETA

PUXA O RABO DO TATU 

QUEM SAIU FOI TU 

COM A LETRA A UUUUUU.... 

ANEXOS:

Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula
Rotina para a primeira Semana de aula

SHARE

Atividades para educação infantil

0 comentários :

Enviar um comentário

Etiquetas

Moldes Feltro Personagens Passo a passo EVA Bonecas Enfeites de porta Natal Boneca Princesa Boneco Bichinho Gatinhos Ursinhos Bebê Quadro Corujas Passarinho Aniversário Coelhinhos Guirlanda Festas Cachorrinhos Casinhas Porta bombom Boneco Príncipe Boneca Bailarina Boneco Bebê Vaquinhas Boneco de neve Boneco safari Caixa Máscara Porta docinhos Bolsas Boneco Bicho Cavalo Unicórnio Porta treco 1º ano Boneca Princesa Branca de Neve Boneco Bichinho Sentado Boneco O Pequeno Príncipe Bota Chaveiro Dia das mães Dia dos namorados Enfeite de maçaneta Escola Lembrancinhas Macaquinhos Sapatilha Sapato Segura cortina Alice no País das Maravilhas Ambientes Boneco Super Heróis Crochê Dedoches Floresta Marca página Meus trabalhinhos Noivinhos Novo Papel Pinguim Porquinhos Porta balas Porta celular Porta retrato Rena Artesanatos Boneca Princesa Alice de Alice no País das Maravilhas Boneca Princesa Tiana de A Princesa e o Sapo Boneca em eva Capa para celular Como fazer olhinhos de boneca Elefantinhos Formatura Galinhas Latas Lobo mau Os Três Porquinhos e o Lobo Mau Ovelhas Ponteira Vintage A Bela e a Fera A Turma do Mickey Mouse A turma do Ursinho Pooh Abelhinhas Alfabeto Almofadas Balão Biscuit Boneca Chapeuzinho Vermelho Boneca Masha de Masha e o Urso Boneca Minnie Boneca Princesa Anna Boneca Princesa Elsa Boneca Princesa Rapunzel Boneca Princesa Sofia Boneca Sereia Boneca de Formatura Boneco Carta de baralho de Alice no país das Maravilhas Boneco Mickey Borboletas Capa para caderno Carrinhos Casamento Cavalinhos Coroa Cozinha Dia dos pais Educação Infantil Estojo Estrela Flores Frozen Masha e o Urso Peso de porta Pintinhos Placa Porta carregador de celular Porta moedas Português Reciclagem Topo de Bolo Noivinhos Trenzinho Arca de Noé As Aventuras de Ladybug (ou Miraculous) Boneca Ladybug e Cat Noir Boneca Madrasta Boneca Margarida Boneca Mulher Maravilha Boneca Princesa Ariel de A pequena Sereia Boneca Princesa Aurora A Bela Adormecida Boneca Princesa Bela de A Bela e a Fera Boneca Princesa Tiana Boneca Super Heroína Boneca de profissão Boneco Aviador Boneco Harry Potter Boneco Os Sete Anões da Branca de Neve Boneco Pateta Boneco Pato Donald Boneco Pinóquio Boneco família Bule Bule de A Bela e a Fera Cachorro Pluto Carros Disney Carrossel Como aumentar uma imagem Coração Cupcake Fita Galinha pintadinha Gatinha Hello Kitty Gatinha Marie Joaninhas Laços Letras Lobo Moldes Unicórnio Moldes de letras Móveis Palhacinho Papelão Patrulha Canina Peixinhos Pinóquio Porta chaves Porta lápis Porta pano de prato Porta recado Raposa Regador Sacolinha para festas Sofia Sorvete Xícara A Turma do Snoopy A Xícara de A Bela e a Fera Alfabetização Alfabetização Atividades Alfineteiro Algas Marinhas Almofada de pescoço Anel Antes e depois Avental Baleia Bandeja Barco Barrados Berço Bicho preguiça Bijuterias Bola Boneca Boo de Monstros Disney Boneca Lalaloopsy Boneca Lola e Charlie Boneca Moana: Um Mar de Aventuras Boneca Princesa Cinderela Boneca Princesa Jasmine Boneca Princesa Mary Rosa Boneca Princesa Mulan Boneca Princesa Mérida Boneca Princesa Pocahontas Boneca Princesa Rebeca Boneca Roqueira Boneca Sininho(Tinker Bell) Boneca Sunbonnet Boneco Bichinho da água Boneco Caillou e Rosie Boneco Dennis- Hotel Transilvânia 2 Boneco Espantalho Boneco Esquilo Tico e Teco da Disney Boneco Gêmeos de Alice no País das Maravilhas Boneco Monstros Disney Boneco Os Flintstones Boneco Peter Pan Boneco Príncipe Joaquim Boneco Príncipe da Branca de Neve Boneco Príncipe de A Princesa e o Sapo Boneco Rei Boneco Smurfs Boneco Soldado Boneco Stitch de Lilo & Stitch A Série da Disney Boneco cantor Boneco de profissão Boneco do Folclore Boneco enfermeiro Boneco nadador Bordados Botões Burrinhos Cabelos Camaleão Caminho de mesa Capa para cadeira Capa para galão de água Capa para tablet Capitonê Caranguejo Carrinho de bebê Carruagem Cartão Cavalo Marinho Cesta Chapéu Chapéu de Aviador Chapéu de formatura Circo Cisne Ciências Colher de pau decorada Como fazer azulejo português Como fazer cabelo de boneca Como fazer pezinho de boneca Comoda Convite Crocodilo Cubos Customização Decoupagem Descanso para copos Dia dos avós Dia dos professores Dinossauro Emojis Estetoscópio Flamingo Foguete Frutas Galinheiro Garrafa PET Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas Girafinhas Gravatas Guarda chuva Guitarra Helicóptero Ilha Safari Kit de cozinha Leis Leão Lixinho para carro Luminárias Luvas Lápis Matemática Minions Móbile Notas Musicais Nuvem Números Ostra Palavra de Deus Palito de picolé Pano de mesa Pano de prato Pantufas Patch aplique Patchcolagem Patinho Pegador de panelas Peixinho Nemo Peneira decorada Peter Pan Pikachu Pintura Pokemon Polvo Porco Espinho Porta absorventes Porta fósforo Porta gravata Porta kit de costura Porta ovos Porta panetone Porta talher Porta tiara Porteira Pote Primário Puxa saco Raia Rapunzel Relógio Roupas Sachê Sanduíche Sapinhos Sapo de A Princesa e o Sapo Sofá Submarino Tamanduá Tartarugas Tesoura Tigre Transferência de foto para madeira Ursinhos Carinhosos Velas atividade com as letras dinâmica plano de aula porta guardanapo vasos Ônibus