Home » » DICAS: COORDENAÇÃO MOTORA PARA PROFESSORES

DICAS: COORDENAÇÃO MOTORA PARA PROFESSORES

banner


Dicas: Coordenação Motora para professores


coordenação motora da criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, ou seja mesmo que os pais não tenham esta consciência. Através de movimentos com as mãozinhas para pegar objetos, depois os primeiros passinhos, o rastejar no tapete, tudo isso engloba o desenvolvimento da coordenação motora. 

Já em fase pré-escolar (1º ANO) a coordenação é ‘treinada’ em atividades especificas para a idade, como exercícios motores de desenhos, símbolos, etc. Para compreender melhor o significado da coordenação motora veja abaixo uma explicação mais detalhada:

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central (cérebro) e unidades motoras dos músculos e articulações.Classifica-se a coordenação motora em três grupos:

Coordenação motora geral
Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.Ex: Andar, Pular, rastejar, etc.

- Coordenação motora geral específica
Permite controlar movimentos específicos de uma atividade. Ex: Chutar uma bola (futebol), bandeja (basquete), etc.

- Coordenação motora fina 
É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos. Este tipo de coordenação permite dominar o ambiente, propiciando manuseio dos objetos. Ex; Recortar, lançar em um alvo, costurar, escrever, digitar, etc.

O Papel do Professor e dos Pais
Existem pequenas modificações que podem tornar a vida da criança com Transtorno Desenvolvimento Coordenação mais fácil.Aqui vão algumas ideias que podem ser úteis; a terapeuta ocupacional pode dar sugestões adicionais.

Na Escola
Professores e pais podem trabalhar juntos para garantir que a criança com Transtorno Desenvolvimento de Coordenação obtenha sucesso na escola. Para os pais, pode ser útil reunir-se com a professora no início do ano escolar para discutir as dificuldades específicas da criança e dar sugestões de estratégias que funcionaram bem. Um plano individualizado de educação pode ser necessário para algumas crianças, entretanto, para outras, as seguintes modificações podem ser suficientes.

Na Sala de Aula

 1. Certifique-se de que a criança esteja posicionada apropriadamente na carteira para começar qualquer trabalho. Certifique-se de que os pés da criança estejam totalmente apoiados no chão; que a carteira tenha altura apropriada e que os antebraços estejam confortavelmente apoiados sobre a mesma.
2.Tente traçar metas realistas e de curto prazo. Isso vai garantir que, tanto a criança como a professora, continuem motivados.

3.Tente dar um tempo extra para que a criança complete atividades motoras finas, tais como matemática, escrita, redação, atividades práticas de ciências e trabalhos de arte. Se há necessidade de velocidade, esteja disposta a aceitar um produto de menor qualidade.
4.Quando copiar não for o objetivo, tente preparar folhas de exercício impressas ou pré -escritas para permitir que a criança foque na tarefa. Por exemplo: dê-lhe folhas com exercícios de matemática previamente preparados; páginas com perguntas já escritas, ou em exercícios de compreensão de texto, ofereça lacunas para preencher. Para estudar em casa, faça fotocópia das anotações feitas por outro aluno.

5.Introduza o computador o mais cedo possível, para reduzir a quantidade de escrita à mão que é exigida em períodos mais avançados de escolaridade. Apesar de, a princípio, digitação ser difícil, essa é uma habilidade que pode ser de grande benefício e, na qual,crianças com problemas de movimento podem se tornar bastante proficientes.

6.Ensine às crianças estratégias específicas de escrita à mão, que as encorajem a escrever com letras de forma, ou cursiva, de maneira consistente. Use canetas hidrográficas ou adaptadores de lápis, se eles parecem ajudar a criança a melhorar o padrão de preensão ou a reduzir a pressão do lápis no papel.

7.Use papel de acordo com as dificuldades de escrita da criança. Por exemplo:
a) linhas bem espaçadas para a criança que escreve com letras muito grandes;
b) papel com linha ressaltada para a criança que tem dificuldade para escrever dentro das linhas;
c) papel quadriculado para a criança cuja escrita é muito grande ou mal espaçada;
d) papel quadriculado, com quadrados grandes, para a criança que tem problema para alinhar os números na matemática.

8.Tente focar no objetivo da lição. Se a meta é uma história criativa, então ignore a escrita bagunçada, mal espaçada ou as várias apagações. Se a meta é que a criança aprenda a formar um problema de matemática corretamente, então dê tempo para que isso seja feito, mesmo que o problema de matemática acabe não sendo resolvido.
9.Considere a possibilidade de a criança usar métodos alternativos de apresentação para demonstrar compreensão ou domínio do assunto. Por exemplo: a criança pode apresentar o relatório oralmente; pode usar desenhos para ilustrar suas ideias; digitar a redação ou o relatório no computador; gravar a história ou o exame no gravador.

COORDENAÇÃO MOTORA FINA
Mais ATIVIDADES  para  AJUDAR!

1. Pegue um daqueles vidros de remédio com conta gotas que você tem no armário. Ensine a criança a apertar a borracha usando o dedo polegar e o dedo indicador. Use um timer e o programe para 5 segundos.Veja quantas vezes a criança consegue apertar. Faça isso várias vezes ao dia com a criança e assegure que ela use ambas as mãos. Esse movimento vai ajudar à criança a ter firmeza ao segurar o lápis para escrever.

2. Esse exercício é muito bom mas funciona melhor se você tiver uma maçaneta redonda.O processo é o mesmo do número 1. Pegue um timer e marque quantas vezes a criança consegue rodar a mão para abrir a porta. Esse movimento é bom para o pulso e, com certeza, vai ajudar a criança a posicioná-lo na hora de escrever.

3. Providencie um daqueles brinquedos de plástico que se coloca na banheira para a criança brincar. Sabe aqueles fáceis de apertar? Brinque com a criança no banho que é mais divertido, mas deixe que ela aperte o brinquedo. Esse movimento ajuda na flexibilidade dos dedos.

4. Arranje um chocalho para o próximo exercício. Você pode inclusive confeccionar um com garrafinhas de plástico de refrigerante e macarrão, milho ou lentilha dentro. Ensine a criança a balançar o chocalho para frente e para trás mas sem mexer o braço, somente o pulso. Se for necessário, nas primeiras vezes, segure o anti-braço da criança para que ela não o mexa. Esse exercício dá mais agilidade para o pulso.


5. Coloque areia numa bacia e faça desenhos junto com a criança. Incentive o uso do dedo indicador na confecção do desenho. Deixe que a criança brinque depois. Explore outras texturas com a criança. Tinta, milho, arroz, creme de barbear, água com anilina colorida e algodão são outros exemplos.

6. Rasgar jornal e papel também ajuda. Você pode convidar a criança para depois fazer uma chuva de papel ou uma grande colagem.

7. Compre uma folha de EVA e recorte algumas figuras (de preferência as preferidas da criança). Por exemplo, se ela gosta de carros,corte figuras de um carro comum, um de corrida e um jipe. Se a menina gosta de brincar de bonecas, corte uma camiseta para boneca, chapéu e bolsinha. Escolha duas figuras apenas para começar. Faça um furo no meio das figuras e entregue um cadarço para a criança. Sentado atrás da criança faça com ela o movimento de costura, enfiando o cadarço nas figuras. Primeiro use sua mão por cima da criança. Aos poucos, faça menos pressão nos movimentos até que a criança coloque duas figuras independentemente. Aí sim você pode incorporar mais figuras. Esse exercício ajuda muito no movimento de pegar o lápis. Aconselha-se começar com figuras de EVA para depois passar a pequenas contas.

8. Ensine a criança a desenhar linhas. Faça primeiro uma linha horizontal _________ e diga a ela: “Copia o que eu faço”// “Faça isso!” e deixe ela copiar. Se a criança não conseguir fazer, utilize a sua mão por cima da dela para que ela consiga sucesso no início. Aos poucos diminua a pressão até que a criança consiga fazer o exercício sozinha. Depois de fazer ________, passe para linha vertical, X, + , O, , D. Mais tarde tente sol, face, pessoa, árvore,etc.

9. Aplicar técnicas simples como:

*Pontilhismo ajuda a melhorar a coordenação dos pequenos músculos, (movimento pinça), e ainda aproveitamos o momento em ajudar a crianças a manusear corretamente canetinhas que tanto gostam, o cuidado com a ponta, a força utilizada... entre outros.

*Rasgar papel livremente utilizando, de início, papéis que não ofereçam muita resistência ao serem rasgados. • Rasgar papel em pedaços grandes, em tiras, em pedaços pequenos.

*Recortar com tesoura:• Treinar o modo de segurar a tesoura e seu manuseio, cortando o ar, sem papel.• Recortar vários tipos de papel com a tesoura livremente.• Recortar tiras de papel largas e compridas.• Recortar formas geométricas e figuras simples desenhadas em papel dobrado.

*Colar:• Colar recortes em folha de papel, livremente.• Colar recortes em folha de papel, apenas numa área determinada.• Colar recortes sobre apenas uma linha vertical.• Colar recortes sobre apenas uma linha horizontal.• Colar recortes sobre apenas uma linha diagonal.

*Modelar:• Modelar com massa e argila e formas circulares, esféricas, achatadas nos pólos (como tomate), ovais, cônicas (como cenoura), cilíndricas (como pau de vassoura), quadrangulares (como tijolo), etc.

*Perfurar:• Perfurar livremente uma folha de isopor com agulha de tricô ou caneta de ponta fina sem carga.• Perfurar folha de cartolina em seqüência semelhante à proposta para o trabalho com isopor.• Perfurar o contorno de figuras desenhadas em cartolina e procurar recortá-las apenas perfurando.

*Bordar:• Enfiar macarrão e contas em fio de náilon ou de plástico.• De início as contas e o macarrão terão orifícios graúdos e o fio será bem grosso e firme. Numa segunda etapa, o material deverá ter orifícios menores e os fios deverão ser mais finos e flexíveis. • Bordar em talagarça. • Alinhavar em cartões de cartolina.• Pregar botões.

*Manchar e traçar:• Fazer os quatro exercícios seguintes usando inicialmente giz de cera e depois pincel e tinta, lápis de cor e lápis preto.• 
Fazer manchas em folha de papel, livremente.•
Fazer manchas dentro de figuras grandes.•
Fazer manchas sobre uma linha.• 
Fazer manchas entre linhas paralelas, de início distantes e depois mais próximas.• 

*Passar 
andando por dentro de caminhos feitos com cordas estendidas no chão, como pré-requisito para realizar os exercícios que se seguem.• Com caneta hidrográfica passar um traço entre duas linhas paralelas.•
No papel sulfite, entre as linhas paralelas, traçar várias linhas com lápis de cor, cada uma de uma cor (traço do arco-íris).• Traçar linhas sobre desenhos e letras pontilhadas em papel sulfite.

*Pintar:•
 Pintar áreas delimitadas por formas geométricas e partes de desenhos de objetos.

*Dobrar:•
 Dobrar folha de papel ao meio, na altura de linhas pontilhadas (horizontais e verticais) marcadas na folha. • Dobrar guardanapos de papel e de pano em retas perpendiculares e diagonais em relação às bordas. • Dobrar papel e montar figuras (cachorro, chapéu, sapo, flor, etc.)

Considerações Importantes:

O entendimento dos processos relacionados à motricidade  é de suma importância para o  o auxílio centrado no desenvolvimento do aprendiz. Várias crianças têm apresentado déficit de aprendizagem devido á ausência de trabalhos focando certas habilidades necessárias a este avanço. Neste caso é necessário o apoio de um Psicopedagogo, que fará o diagnóstico e certamente, indicará a melhor maneira de se trabalhar com estas crianças. Todavia, este quadro pode ser evitado, se as Instituições responsáveis Família e Escola adotarem o "brincar" como recurso necessário e diário.

A criança que anda sobre uma linha no chão; pula pneus, corda, amarelinha; rasteja; corre; engatinha; encontra objetos escondidos; percebe diferenças entre o cenário anterior e o atual; participa de atividades de musicalização; canta; dança; brinca de roda, de cabra cega, de passar anel, de baliza, de pique-pega, de pique-esconde, de pique-cola, de macaco disse, de Maria viola, etc... dificilmente apresentará dificuldades no processo de alfabetização. Os tradicionais rabinhos de porco e pontilhados dão lugar ao brincar com função pedagógica, andar sobre o rabinho de porco, desenhar no chão e observar seu desenho e os desenhos dos colegas. Ainda, adquirir ritmo através da musicalização, esquerda / direita, em cima / em baixo, fino / grosso, alto / baixo, grande / pequeno e tantas outra habilidades que possibilitam um rápido entendimento do processo de escrita e da leitura. Movimentos de pinça (pegar objetos com a ponta dos dedos), soprar canudinhos (bolinha de sabão), confeccionar pipas e brinquedos, rasgar e embolar papéis, reconhecimento de partes do seu corpo (macaco disse), favorecem o pegar no lápis e nos demais objetos escolares, estimulam o traçado das letras e a observação das diferenças entre b e d, por exemplo.

Enfim.. quanto mais concreto e lúdico for o contato das crianças com materiais e situações  que propiciem a manipulação e  a organização, mais desenvolvimento motor terá para as atividades que exigirem escrita, leitura e cálculos.

SHARE

Atividades para educação infantil

0 comentários :

Enviar um comentário

Etiquetas

Moldes Feltro Personagens Passo a passo EVA Bonecas Enfeites de porta Natal Boneca Princesa Boneco Bichinho Gatinhos Ursinhos Bebê Quadro Corujas Passarinho Aniversário Coelhinhos Guirlanda Festas Cachorrinhos Casinhas Porta bombom Boneco Príncipe Boneca Bailarina Boneco Bebê Vaquinhas Boneco de neve Boneco safari Caixa Máscara Porta docinhos Bolsas Boneco Bicho Cavalo Unicórnio Porta treco 1º ano Boneca Princesa Branca de Neve Boneco Bichinho Sentado Boneco O Pequeno Príncipe Bota Chaveiro Dia das mães Dia dos namorados Enfeite de maçaneta Escola Lembrancinhas Macaquinhos Sapatilha Sapato Segura cortina Alice no País das Maravilhas Ambientes Boneco Super Heróis Crochê Dedoches Floresta Marca página Meus trabalhinhos Noivinhos Novo Papel Pinguim Porquinhos Porta balas Porta celular Porta retrato Rena Artesanatos Boneca Princesa Alice de Alice no País das Maravilhas Boneca Princesa Tiana de A Princesa e o Sapo Boneca em eva Capa para celular Como fazer olhinhos de boneca Elefantinhos Formatura Galinhas Latas Lobo mau Os Três Porquinhos e o Lobo Mau Ovelhas Ponteira Vintage A Bela e a Fera A Turma do Mickey Mouse A turma do Ursinho Pooh Abelhinhas Alfabeto Almofadas Balão Biscuit Boneca Chapeuzinho Vermelho Boneca Masha de Masha e o Urso Boneca Minnie Boneca Princesa Anna Boneca Princesa Elsa Boneca Princesa Rapunzel Boneca Princesa Sofia Boneca Sereia Boneca de Formatura Boneco Carta de baralho de Alice no país das Maravilhas Boneco Mickey Borboletas Capa para caderno Carrinhos Casamento Cavalinhos Coroa Cozinha Dia dos pais Educação Infantil Estojo Estrela Flores Frozen Masha e o Urso Peso de porta Pintinhos Placa Porta carregador de celular Porta moedas Português Reciclagem Topo de Bolo Noivinhos Trenzinho Arca de Noé As Aventuras de Ladybug (ou Miraculous) Boneca Ladybug e Cat Noir Boneca Madrasta Boneca Margarida Boneca Mulher Maravilha Boneca Princesa Ariel de A pequena Sereia Boneca Princesa Aurora A Bela Adormecida Boneca Princesa Bela de A Bela e a Fera Boneca Princesa Tiana Boneca Super Heroína Boneca de profissão Boneco Aviador Boneco Harry Potter Boneco Os Sete Anões da Branca de Neve Boneco Pateta Boneco Pato Donald Boneco Pinóquio Boneco família Bule Bule de A Bela e a Fera Cachorro Pluto Carros Disney Carrossel Como aumentar uma imagem Coração Cupcake Fita Galinha pintadinha Gatinha Hello Kitty Gatinha Marie Joaninhas Laços Letras Lobo Moldes Unicórnio Moldes de letras Móveis Palhacinho Papelão Patrulha Canina Peixinhos Pinóquio Porta chaves Porta lápis Porta pano de prato Porta recado Raposa Regador Sacolinha para festas Sofia Sorvete Xícara A Turma do Snoopy A Xícara de A Bela e a Fera Alfabetização Alfabetização Atividades Alfineteiro Algas Marinhas Almofada de pescoço Anel Antes e depois Avental Baleia Bandeja Barco Barrados Berço Bicho preguiça Bijuterias Bola Boneca Boo de Monstros Disney Boneca Lalaloopsy Boneca Lola e Charlie Boneca Moana: Um Mar de Aventuras Boneca Princesa Cinderela Boneca Princesa Jasmine Boneca Princesa Mary Rosa Boneca Princesa Mulan Boneca Princesa Mérida Boneca Princesa Pocahontas Boneca Princesa Rebeca Boneca Roqueira Boneca Sininho(Tinker Bell) Boneca Sunbonnet Boneco Bichinho da água Boneco Caillou e Rosie Boneco Dennis- Hotel Transilvânia 2 Boneco Espantalho Boneco Esquilo Tico e Teco da Disney Boneco Gêmeos de Alice no País das Maravilhas Boneco Monstros Disney Boneco Os Flintstones Boneco Peter Pan Boneco Príncipe Joaquim Boneco Príncipe da Branca de Neve Boneco Príncipe de A Princesa e o Sapo Boneco Rei Boneco Smurfs Boneco Soldado Boneco Stitch de Lilo & Stitch A Série da Disney Boneco cantor Boneco de profissão Boneco do Folclore Boneco enfermeiro Boneco nadador Bordados Botões Burrinhos Cabelos Camaleão Caminho de mesa Capa para cadeira Capa para galão de água Capa para tablet Capitonê Caranguejo Carrinho de bebê Carruagem Cartão Cavalo Marinho Cesta Chapéu Chapéu de Aviador Chapéu de formatura Circo Cisne Ciências Colher de pau decorada Como fazer azulejo português Como fazer cabelo de boneca Como fazer pezinho de boneca Comoda Convite Crocodilo Cubos Customização Decoupagem Descanso para copos Dia dos avós Dia dos professores Dinossauro Emojis Estetoscópio Flamingo Foguete Frutas Galinheiro Garrafa PET Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas Girafinhas Gravatas Guarda chuva Guitarra Helicóptero Ilha Safari Kit de cozinha Leis Leão Lixinho para carro Luminárias Luvas Lápis Matemática Minions Móbile Notas Musicais Nuvem Números Ostra Palavra de Deus Palito de picolé Pano de mesa Pano de prato Pantufas Patch aplique Patchcolagem Patinho Pegador de panelas Peixinho Nemo Peneira decorada Peter Pan Pikachu Pintura Pokemon Polvo Porco Espinho Porta absorventes Porta fósforo Porta gravata Porta kit de costura Porta ovos Porta panetone Porta talher Porta tiara Porteira Pote Primário Puxa saco Raia Rapunzel Relógio Roupas Sachê Sanduíche Sapinhos Sapo de A Princesa e o Sapo Sofá Submarino Tamanduá Tartarugas Tesoura Tigre Transferência de foto para madeira Ursinhos Carinhosos Velas atividade com as letras dinâmica plano de aula porta guardanapo vasos Ônibus