Como receber os seus alunos? O que fazer para o primeiro dia de aula? | Foto Reprodução -dicaspaisefilhos.com.br |
Para iniciar você professor precisa ter em mente a expectativa que os seus alunos apresentarão no primeiro dia de aula: Será que a professora é legal? Como será a escola? Onde vamos poder brincar? Que horas será o nosso recreio?
O segredo é você receber os seus alunos com muito carinho e atenção, fazer a interação com o grupo e apresentar a escola e profissionais que atuam na mesma logo nos primeiros dias de aula.
No primeiro dia de aula é normal que os seus alunos cheguem "loucos" para conversar com os colegas que não tem visto e contar as novidades para eles. Para facilitar este momento e ajudar os novos a interagir com o grupo é legal que você organize a sua sala em círculo. Para facilitar este momento de apresentações, você poderá utilizar está dinâmica super legal!
OBJETIVOS: MEMORIZAR OS NOMES DOS MEMBROS DE UM GRUPO. INTEGRAR MELHOR O GRUPO FAVORECENDO O CONHECIMENTO MÚTUO.
PROCEDIMENTOS: É BOM QUE TODOS ESTEJAM EM CÍRCULO.
CADA UM DIRÁ SEU PRÓPRIO NOME ACRESCENTANDO UM ADJETIVO QUE TENHA A MESMA INICIAL SEU NOME.
POR EXEMPLO: RICARDO RISONHO.
O SEGUINTE REPETE O NOME DO COMPANHEIRO COM O ADJETIVO E APRESENTA-SE ACRESCENTANDO UM ADJETIVO AO PRÓPRIO NOME. E ASSIM SUCESSIVAMENTE. POR EXEMPLO: RICARDO RISONHO, ANA ALEGRE, MÁRIO MORENO ....
AO FINAL PARTILHA-SE A EXPERIÊNCIA: COMO CADA UM SE SENTIU AO DIZER O PRÓPRIO NOME, O ADJETIVOS, ETC..
DINÂMICA PARA RECEBER OS SEUS ALUNOS COM CARINHO E AMOR:
Objetivo:
Demonstrar alegria, carinho, afeto por estar recebendo os alunos.
Como proceder:
- Utilizar uma caixa de sapato forrada de papel, com a tampa removível, embalada por um laço bem largo e bonito. Dentro dessa caixa deverá ter um espelho colado no fundo.
- Ela será entregue na porta da sala de aula, ao professor, que deverá recebê-la com grande alegria.
- Depois de abrir a caixa e olhar o presente, o professor, sorridente, comenta com seus alunos:
"Criança, hoje é um dia especial para mim! Recebi um lindo presente! É um presente vivo, que vai me alegrar muito, durante este ano. Ele é muito importante, pois juntos vamos crescer e aprender muitas coisas. Vocês não podem imaginar a felicidade que sinto em recebê-lo. O que vocês acham que tem aqui nesta caixa?"
- Os alunos ficam curiosos, imaginando o que possa estar na caixa.
- O professor coloca a caixa no canto da sala, e convida cada aluno para ir olhar o presente. Pede que não comentem um com o outro sobre o que viu.
- A medida que eles abrem a tampa e olham para dentro da caixa, eles se vêem refletidos no espelho e cada um tem uma reação diferente.
- Depois que todos olharem a caixa o professor fará um comentário a respeito da alegria em que está ao receber seus alunos durante o ano. Falará que realmente eles são o presente que a escola está dando a ele naquele dia.
- Colher da classe opiniões sobre a sensação que cada um teve ao se ver refletido no espelho.
Agora um ponto muito importante é o(a) professor(a) sondar as expectativas dos alunos para o ano que está iniciando, pois, desta forma é mais fácil para que o profissional tente atingir tais expectativas. Você poderá fazer deste momento uma atividade divertida para os seus alunos.Uma dica é criar com eles a árvore das expectativas da turma.
Cada aluno escreve em uma laranja ou maçã cortada em papel colorido o que espera do ano.
Veja a ideia abaixo:
É importante que o educador guarde esta atividade para ao final do ano realizar uma retrospectiva com os seus alunos.
Não esqueça que você ainda precisará apresentar a escola e duas dependências para os seus alunos. Para que todo o grupo participe ativamente da atividade, você poderá utilizar os alunos que já conhecem a escola para ajudar os novos alunos a conhecê-la. Para isso, os alunos "antigos" deverão vendar os olhos dos alunos novos e guiá-los sem tocar nos mesmos (somente falando). Na volta para sala de aula, TODOS os alunos deverão estar sem vendas e o professor deverá apresentar os locais, aproveitando para explicar as formas corretas de utilização dos mesmos.
0 comentários :
Enviar um comentário