Projeto Caderno de Elogios
A ideia vem de uma professora do Rio Grande do Norte que vem trabalhando com esse projeto a 10 anos e com bons resultados.
Com o uso do caderno os alunos passarão a se concentrar mais nas atividades escolares facilitando o rendimento nas atividades escolares.
Para o início das aulas ela indica fazer rodas de conversa e assim ajudar a direcionar a mente dos alunos para práticas contemplativas e meditativas.
A ideia é extrair o que as crianças têm de melhor. Durante alguns minutos, agradeça por tudo o que tem e peça aos alunos que pensem em sonhos que já foram realizados. No início pode haver resistência mas com perseverança os objetivos serão alcançados.
Para que os alunos possam adquirir confiança e demonstrar os seus interesses, organize pequenos grupos de estudo com monitores. Faça a distribuição deles conforme diferentes níveis de aprendizagens, possibilitando que tirem dúvidas e aprendam juntos. Ao perceber que podem auxiliar no processo de aprendizagem dos colegas, eles se sentem úteis e também ficam mais seguros.
Todos os dias incentive aos alunos a usarem palavras positivas e frases afirmativas. Construa na sala de aula junto com os alunos o caderno de elogios e uma mala de sabedoria com livros e histórias altruístas. Pode se usar folhas de rascunho e decorar com recortes, colagens e desenhos criativos feitos pelos alunos.
A professora sugere dar o nome dessa atividade de correio da amizade. Durante a semana, escolha um momento no início ou no final da aula para escrever elogios aos colegas, professores ou qualquer outra pessoa da comunidade escolar. É um momento valioso, que além de estimular a leitura e a escrita, ainda ajuda a melhorar o relacionamento na escola.
Esse caderno de elogios também pode ser usado pela equipe pedagógica e os demais funcionários da escola para manter um ambiente de convívio harmonioso.
Os alunos passam muitas horas na escola e sempre levando broncas, fazendo tudo o que os professores pedem e sendo obrigados a sentar em outro lugar para não conversar com o colega do lado e esse projeto pode aliviar todo esse estresse da escola, beneficiando assim não só o aluno mas os professores que trabalham com eles diariamente.
Quais elogios devo colocar?
Há dois tipos de elogio.
Os valorativos que estão relacionados à personalidade, como: inteligente, estudioso ou caprichoso.
Apesar de agradáveis, palavras como essas podem causar dependência, fazendo com que a criança aja esperando reconhecimento do outro, sem desenvolver a capacidade de julgar a si própria. Assim, quando não é elogiada, ela se decepciona porque precisa do julgamento exterior para se sentir valorizada. É bom ter cuidado com esse tipo de elogio.
O construtivo ou apreciativo descreve a ação e os sentimentos de quem fala, sem julgar a personalidade ou as características do outro, deixando que tire as próprias conclusões.
Para entender melhor veja os exemplos:
Em vez de "Você é tão criativo", prefira "Adorei os personagens do seu texto. A história que criou é original e cheia de aventuras".
Os comentários devem ser relacionados à tarefa, descrevendo os pontos positivos e informando o que precisa melhorar. É importante valorizar a iniciativa, o esforço e a ideia geral do estudante, não focando só no resultado. Nessa concepção, palavras como ótimo, parabéns, muito bom, regular ou péssimo perdem o sentido porque não conduzem à reflexão nem informam a criança sobre acertos ou equívocos que podem ser revistos. Os termos empregados devem ser sugestivos para que o aluno consiga extrair deles uma conclusão positiva e realista sobre si mesmo.
0 comentários :
Enviar um comentário