Home » » PLANO DE AULA: NOMES PRÓPRIOS

PLANO DE AULA: NOMES PRÓPRIOS

banner



Plano de Aula: Nomes Próprios
Plano de Aula: Nomes Próprios

Objetivo(s) 
Trabalhar com os nomes próprios
Estas atividades permitem às crianças as seguintes aprendizagens:
- Diferenciar letras e desenhos;
- Diferenciar letras e números;
- Diferenciar letras, umas das outras;
- A quantidade de letras usadas para escrever cada nome;
- Função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;
- Orientação da escrita: da esquerda para a direita;
- Que se escreve para resolver alguns problemas práticos;
- O nome das letras;
- Um amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);
- Habilidades grafo-motoras;
- Uma fonte de consulta para escrever outras palavras.

Leitura e escrita de nomes próprios
Ano(s) 
Creche
Pré-escola
Tempo estimado 
Um mês
Material necessário 
- Folhas de papel sulfite com os nomes das crianças da classe impressos
- Etiquetas de cartolina de 10cm x 6cm (para os crachás)
- Folhas de papel craft, cartolina ou sulfite A3
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Introdução
Por que trabalhar com os nomes próprios? As crianças que estão se alfabetizando podem e devem aprender muitas coisas a partir de um trabalho intencional com os nomes próprios da classe.
O nome próprio tem uma característica: é fixo, sempre igual. Uma vez aprendido, mesmo a criança com hipóteses não alfabéticas sobre a escrita não escreve seu próprio nome segundo suas suposições, mas, sim, respeitando as restrições do modelo apresentado. As atividades com os nomes próprios devem ser seqüenciadas para que possibilitem as aprendizagens mencionadas acima. Uma proposta significativa de alfabetização, aquela que visa formar leitores e escritores, e não mero decifradores do sistema, não pode pensar em atividades para nível 1, nível 2, nível 3...

É preciso considerar:
· Os conhecimentos prévios das crianças.
· O grau de habilidade no uso do sistema alfabético.
· As características concretas do grupo.
· As diferenças individuais.

Organização da sala 

Cada tipo de atividade exige uma determinada organização:

- Atividades de identificação das situações de uso dos nomes: trabalho com a sala toda.
- Identificação do próprio nome: individual.
- Identificação de outros nomes: sala toda ou pequenos grupos.

1. Selecione situações em que se faz necessário escrever e ler nomes. Alguns exemplos: Escrever o nome de colegas para identificar papéis, cadernos, desenhos (pedir que as crianças distribuam tentando ler os nomes). Lista de chamada da classe. Ler cartões com nomes para saber em que lugar cada um deve sentar; para saber, quem são os ajudantes do dia, etc.

2. Peça a leitura e interpretação de nomes escritos.

3. Prepare oralmente a escrita: discuta com as crianças, se necessário, qual o nome a ser escrito dependendo da situação. Se for para identificar material da criança, use etiquetas; para lista de chamada use papel sulfite ou papel craft.

4. Seja bem claro nas recomendações: explicite o que deverá ser escrito, onde fazê-lo e como, que tipo de letra usar, etc

5. Peça a escrita dos nomes: com e sem modelo.


Ao final das atividades, a criança deve:

- Reconhecer as situações onde faz sentido utilizar nomes próprios: para etiquetar materiais, identificar pertences, registrar a presença em sala de aula (chamada), organizar listas de trabalho e brincadeiras, etc.
- Identificar a escrita do próprio nome.
- Escrever com e sem modelo o próprio nome.
- Ampliar o repertório de conhecimento de letras.
- Interpretar as escritas dos nomes dos colegas da turma.
- Utilizar o conhecimento sobre o próprio nome e o alheio para resolver outros problemas de escrita, tais como: quantas letras usar, quais letras, ordem da letras etc e interpretação de escritas.

Identificação de situações onde se faz necessário escrever e ler nomes. Aproveite todas as situações para problematizar a necessidade de escrever nomes. 

Situação 1- Recolhendo material. Questione as crianças como se pode fazer para que se saiba a quem pertence cada material. Ouça as sugestões. Distribua etiquetas para as crianças e peça que cada uma escreva seu nome na sua presença. Chame atenção para as letras usadas, a direção da escrita, a quantidade de letras, etc.

Situação 2 - Construindo um crachá. Questione as crianças como os professores podem fazer para saber o nome de todas nos primeiros dias de atividade. Ajude-as a concluir sobre a função do uso de crachás. Distribua cartões com a escrita do nome de cada uma que deverá ser copiado nos crachás. Priorize neste momento a escrita com a letra de imprensa maiúscula (mais fácil de reprodução pela criança). Solicite o uso do crachá diariamente.

Situação 3 - Fazendo a chamada Lance para a classe o problema: como podemos fazer para não esquecer quem falta na aula?

Observações: todas essas situações e outras têm como objetivo que as crianças recorram à escrita dos nomes como solução para problemas práticos do cotidiano.

Identificação do próprio nome 

Dê para cada criança um cartão com o nome dela.
- Apresente uma lista com todos os nomes da classe. Escreva todos os nomes com letra de imprensa maiúscula. Nesse tipo de escrita, é mais fácil para a criança identificar os limites da letra, o que também deixa a grafia menos complicada.
- Peça que localizem na lista da sala o próprio nome. O cartaz com essa lista pode ser grande e ser fixado em local visível.
- Peça para cada um montar o próprio nome, usando letras móveis (que podem ser adquiridas ou confeccionadas).
- Inicialmente realize esta atividade a partir de um modelo (crachá com o nome) e depois sem modelo, usando o modelo para conferir a escrita produzida. Identificação de outros nomes da classe

Apresente uma lista com os nomes das crianças da classe. 

Cada criança poderá receber uma lista impressa ou colocar na classe uma lista grande confeccionada em papel craft. Você poderá, também, usar as duas listas: as individuais e a coletiva.

Ditado
Dite um nome da lista. Cada criança deverá encontrá-lo na lista que tem em mãos e circulá-lo. Em seguida, peça a uma criança que escreva aquele nome na lousa. Peça a elas que confiram se circularam o nome certo. Para que essa atividade seja possível a todas é importante fornecer algumas ajudas. Diga a letra inicial e final, por exemplo.

Fazendo a chamada
Entregue a lista de chamada das crianças da sala. Peça que as crianças digam os nomes das crianças ausentes e que circulem esses nomes. Siga as mesmas orientações da atividade 1, no tocante às ajudas necessárias para a realização da tarefa.

Separando nomes de meninas e meninos
Apresente a lista da chamada da classe. Peça para as crianças separarem em duas colunas: nomes das meninas e nomes dos meninos.

Observação: em todas estas atividades é importante chamar a atenção para a ordem alfabética utilizada nas listas. Este conhecimento: nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar a criança a buscar a letra que necessita para escrever. Em geral as crianças chegam à escola sabendo "dizer" o alfabeto, ainda que não associando o nome da letra aos seus traçados. Aproveite esse conhecimento para que possam fazer a relação entre o nome da letra e o respectivo traçado.
Avaliação 
É importante observar e registrar os avanços das crianças na aquisição do próprio nome e no reconhecimento dos outros nomes. Tratando-se de uma informação social - a escrita dos nomes -, é preciso observar se as crianças fazem uso dessa informação para escrever outras palavras. A escrita dos nomes é uma informação social, porque é uma aprendizagem não escolar. Dependendo da classe social de origem da criança, ele já entra na escola com este conhecimento: como se escreve o próprio nome e quais as situações sociais em que se usa a escrita do nome. Para crianças que não tiveram acesso a essa informação a escola deve cumprir esse papel.

Sugerimos uma planilha de observação de nove colunas, contendo os seguintes campos:

1. Nome da criança
2. Escreve sem modelo?
3. Usa grafias convencionais?
4. Utiliza a ordem das letras?
5. Conhece os nomes das letras?
6. Reconhece outros nomes da classe?
7. Escreve outros nomes sem modelo?
8. Utiliza as letras convencio-nais na escrita dos nomes?
9. Utiliza o conhecimento sobre os nomes para escrever outras palavras?

Observação: A partir do registro na planilha acima é possível ter uma visão das necessidades de investimento com cada criança e também das necessidades coletivas de trabalho com a classe.

Atividades complementares 
- Pesquisa sobre a origem do nome (pesquisa com os familiares)
- Análise de fotos antigas e atuais da criança.
- Montagem de uma linha do tempo da criança a partir das fotos trazidas.


Quer saber mais?
BIBLIOGRAFIA
Tolchinsky, Liliana . 1998 . Aprendizagem da Linguagem escrita. Editora Ática.
Teberosky, Ana. 1994. Aprendendo e escrever. Editora Ática. 1990. Psicopedagogia da Linguagem escrita. Editora Unicamp 1990. Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Editora Unicamp.
Ferreiro, E & Teberosky A. 1984. Psicogênese da língua escrita. Artes Médicas.
Curto, L&Morilllo, M&Teixidó, M - Escrever e ler - volumes 1 e 2. Artes Médicas.


SHARE

Atividades para educação infantil

0 comentários :

Enviar um comentário

Etiquetas

Moldes Feltro Personagens Passo a passo EVA Bonecas Enfeites de porta Natal Boneca Princesa Boneco Bichinho Gatinhos Ursinhos Bebê Quadro Corujas Passarinho Aniversário Coelhinhos Guirlanda Festas Cachorrinhos Casinhas Porta bombom Boneco Príncipe Boneca Bailarina Boneco Bebê Vaquinhas Boneco de neve Boneco safari Caixa Máscara Porta docinhos Bolsas Boneco Bicho Cavalo Unicórnio Porta treco 1º ano Boneca Princesa Branca de Neve Boneco Bichinho Sentado Boneco O Pequeno Príncipe Bota Chaveiro Dia das mães Dia dos namorados Enfeite de maçaneta Escola Lembrancinhas Macaquinhos Sapatilha Sapato Segura cortina Alice no País das Maravilhas Ambientes Boneco Super Heróis Crochê Dedoches Floresta Marca página Meus trabalhinhos Noivinhos Novo Papel Pinguim Porquinhos Porta balas Porta celular Porta retrato Rena Artesanatos Boneca Princesa Alice de Alice no País das Maravilhas Boneca Princesa Tiana de A Princesa e o Sapo Boneca em eva Capa para celular Como fazer olhinhos de boneca Elefantinhos Formatura Galinhas Latas Lobo mau Os Três Porquinhos e o Lobo Mau Ovelhas Ponteira Vintage A Bela e a Fera A Turma do Mickey Mouse A turma do Ursinho Pooh Abelhinhas Alfabeto Almofadas Balão Biscuit Boneca Chapeuzinho Vermelho Boneca Masha de Masha e o Urso Boneca Minnie Boneca Princesa Anna Boneca Princesa Elsa Boneca Princesa Rapunzel Boneca Princesa Sofia Boneca Sereia Boneca de Formatura Boneco Carta de baralho de Alice no país das Maravilhas Boneco Mickey Borboletas Capa para caderno Carrinhos Casamento Cavalinhos Coroa Cozinha Dia dos pais Educação Infantil Estojo Estrela Flores Frozen Masha e o Urso Peso de porta Pintinhos Placa Porta carregador de celular Porta moedas Português Reciclagem Topo de Bolo Noivinhos Trenzinho Arca de Noé As Aventuras de Ladybug (ou Miraculous) Boneca Ladybug e Cat Noir Boneca Madrasta Boneca Margarida Boneca Mulher Maravilha Boneca Princesa Ariel de A pequena Sereia Boneca Princesa Aurora A Bela Adormecida Boneca Princesa Bela de A Bela e a Fera Boneca Princesa Tiana Boneca Super Heroína Boneca de profissão Boneco Aviador Boneco Harry Potter Boneco Os Sete Anões da Branca de Neve Boneco Pateta Boneco Pato Donald Boneco Pinóquio Boneco família Bule Bule de A Bela e a Fera Cachorro Pluto Carros Disney Carrossel Como aumentar uma imagem Coração Cupcake Fita Galinha pintadinha Gatinha Hello Kitty Gatinha Marie Joaninhas Laços Letras Lobo Moldes Unicórnio Moldes de letras Móveis Palhacinho Papelão Patrulha Canina Peixinhos Pinóquio Porta chaves Porta lápis Porta pano de prato Porta recado Raposa Regador Sacolinha para festas Sofia Sorvete Xícara A Turma do Snoopy A Xícara de A Bela e a Fera Alfabetização Alfabetização Atividades Alfineteiro Algas Marinhas Almofada de pescoço Anel Antes e depois Avental Baleia Bandeja Barco Barrados Berço Bicho preguiça Bijuterias Bola Boneca Boo de Monstros Disney Boneca Lalaloopsy Boneca Lola e Charlie Boneca Moana: Um Mar de Aventuras Boneca Princesa Cinderela Boneca Princesa Jasmine Boneca Princesa Mary Rosa Boneca Princesa Mulan Boneca Princesa Mérida Boneca Princesa Pocahontas Boneca Princesa Rebeca Boneca Roqueira Boneca Sininho(Tinker Bell) Boneca Sunbonnet Boneco Bichinho da água Boneco Caillou e Rosie Boneco Dennis- Hotel Transilvânia 2 Boneco Espantalho Boneco Esquilo Tico e Teco da Disney Boneco Gêmeos de Alice no País das Maravilhas Boneco Monstros Disney Boneco Os Flintstones Boneco Peter Pan Boneco Príncipe Joaquim Boneco Príncipe da Branca de Neve Boneco Príncipe de A Princesa e o Sapo Boneco Rei Boneco Smurfs Boneco Soldado Boneco Stitch de Lilo & Stitch A Série da Disney Boneco cantor Boneco de profissão Boneco do Folclore Boneco enfermeiro Boneco nadador Bordados Botões Burrinhos Cabelos Camaleão Caminho de mesa Capa para cadeira Capa para galão de água Capa para tablet Capitonê Caranguejo Carrinho de bebê Carruagem Cartão Cavalo Marinho Cesta Chapéu Chapéu de Aviador Chapéu de formatura Circo Cisne Ciências Colher de pau decorada Como fazer azulejo português Como fazer cabelo de boneca Como fazer pezinho de boneca Comoda Convite Crocodilo Cubos Customização Decoupagem Descanso para copos Dia dos avós Dia dos professores Dinossauro Emojis Estetoscópio Flamingo Foguete Frutas Galinheiro Garrafa PET Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas Girafinhas Gravatas Guarda chuva Guitarra Helicóptero Ilha Safari Kit de cozinha Leis Leão Lixinho para carro Luminárias Luvas Lápis Matemática Minions Móbile Notas Musicais Nuvem Números Ostra Palavra de Deus Palito de picolé Pano de mesa Pano de prato Pantufas Patch aplique Patchcolagem Patinho Pegador de panelas Peixinho Nemo Peneira decorada Peter Pan Pikachu Pintura Pokemon Polvo Porco Espinho Porta absorventes Porta fósforo Porta gravata Porta kit de costura Porta ovos Porta panetone Porta talher Porta tiara Porteira Pote Primário Puxa saco Raia Rapunzel Relógio Roupas Sachê Sanduíche Sapinhos Sapo de A Princesa e o Sapo Sofá Submarino Tamanduá Tartarugas Tesoura Tigre Transferência de foto para madeira Ursinhos Carinhosos Velas atividade com as letras dinâmica plano de aula porta guardanapo vasos Ônibus