Home » » Plano de curso 5º ano - Língua Portuguesa

Plano de curso 5º ano - Língua Portuguesa

banner



 

 


JUSTIFICATIVA:

A língua Portuguesa tem como finalidade desenvolver a linguagem oral e escritas das crianças; Com uso e formas da linguagem e escrita, á pratica a leitura, a pratica de produção de textos: analises e reflexão sobre a língua.

OBJETIVO GERAL:

Incentivar o educando, através das atividades propostas de que como falante nativo tem plenas condições de levantar hipóteses sobre o significado de palavras e classes gramaticais desconhecidas através de um contexto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:
Concluir que: um conjunto de letras forma o alfabeto, os sons são conhecidos como fonemas e distinguir vogais e consoantes;
Conceituara gráficos;
Reconhecer encontros vocálicos e suas classificações, tonicidade e silabas.
Empregar corretamente as pontuações;

II unidade:
Ser capaz de dar entonação correta as leituras através do uso correto da pontuação;
Reconhecer os artigos e ser capaz de encontrá-los dentro de um texto;
Reconhecer os substantivos e suas classificações;
Demonstrar capacidade de produzir diversos tipos de textos através das habilidades desenvolvidas;
Perceber a diferença das classes gramaticais em mau-mal

III unidade:
Constatar que o aluno é capaz de reconhecer as diversas classificações de um substantivo dentro ou fora de um contexto;
Melhorar através da escrita e da leitura as produções textuais;
Empregar corretamente as terminações osa, oza, sinho, Zinho;

IV Unidade:
Reconhecer nas palavras qual a sua classe gramatical;
Melhorar a escrita e a organização das idéias dentro de uma construção em debate nas interpretações textuais;
Melhorar a escrita relevando o seu conhecimento no emprego ortográfico;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Comunicação;
Alfabeto;
Silaba: separação e classificação;
Encontros vocálicos: Ditongo, tritongo e hiato;
Encontro consonantal: dígrafo;
Silaba Tonica: Ortografia S - SS;
Sinais gráficos: ortografia X – Ch som do x;
Acentuação gráfica I;
Ortografia R – RR;
Acentuação gráfica II;

II Unidade:
Frases: Pontuação – Tipos de frases;
Sinais de pontuação
Sinônimo – Antônimo – Homônimo- Parônimo
Classes gramaticais: Artigo;
Substantivo: comum, próprio e coletivo;

III unidade:
Substantivos primitivos, derivados, simples, composto, concreto e abstrato;
Gênero do substantivo: epiceno, comum de dois, sobrecomum;
Grau do substantivo: analítico e sintético:
Numero do substantivo:
Produção textual;
Interpretação textual;
Ortografia emprego Z/S, sinhô, Zinho, osa, oza;

IV unidade:
Adjetivo;
Grau do adjetivo;
Concordância nominal: gênero e numero;
Numeral;
Pronomes Pessoais;
Pronomes Possessivos, demonstrativo, relativos, interrogativos, e indefinidos;
Verbos: tempos verbais;
Modelos de conjugação;
Verbos auxiliares;
Tempos verbais;
Advérbio: modo, tempo, negação, afirmação, intensidade;
Conjunção
Preposição
Interjeição;
Procedimentos:

Aulas expositivas;
Jogos das palavras;
Musicas;
Leituras de imagens;
Dramatizações;
Oralidade
Pesquisa de campo: linguagem regional;

Recursos:

Quadro, pincel, jornais, revistas, tevê, jogos, cadernos, microssisten, DVD, livros, cartazes;
AVALIAÇÃO:

Trabalhos;
Produção textual;
Debates;
Pesquisas;
Simulados;
Avaliação global;
Avaliação pessoal;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Giocamozzi, Gilo: Descobrindo a gramática: nova proposta/gilio giacomazzi, gildete Valério, geonice valirio- são Paulo: FTD 2006.



Plano de curso 5º ano - Matemática



JUSTIFICATIVA:
Matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato, da resolução de problemas, que estuda quantidade e formas. É uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. A matemática é para todos e não somente para alguns.

OBJETIVO GERAL:
Formar um individuo confiante em sua capacidade de compreender e utilizar a linguagem própria da matemática: resolver problemas matemáticos do seu cotidiano: fazer relações, estimar, refletir sobre o seu próprio pensamento: estimular e calcular usando outros recursos além dos algarismos: interpretar e resolver problemas;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 I unidade:
Rever os conceitos referentes ao sistema de numeração decimal.conhecer as ordens de grandezas: interpretar os dados presentes em uma cena ilustrada: utilizar estratégias próprias de resolução de problemas: buscar um padrão numérico para resolver uma situação problema: ler e compreender dados apresentados em gráficos: retornar os conhecimentos prévios de operações matemáticas pra a resolução de uma situação problema envolvendo as quatro operações.
II unidade:
Reconhecer um numero natural como múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplo ou divisor de outro numero: resolver problemas que envolvam as noções de múltiplos e divisores: utilizar critérios de divisibilidade, assim facilitando alguns cálculos: compreender e encontrar o maior divisor comum e o menor múltiplo comum e usar essas teoria para resolução de problemas. Conceituar números primos e decompor um numero natural em fatores primos: definir e reconhecer um polígono e conseguir classificá-lo: possa localizar pontos por meio de coordenadas cartesianas: ler e interpretar dados numéricos em textos: utilizar números racionais na forma fracionaria: em situações do cotidiano: efetuar as operações com números racionais na forma fracionaria: identificar frações equivalentes: explorar situações problemas que envolvem a noção de porcentagem.
III unidade:
Ler, escrever e representar na forma decimal, associando a medidas: identificar  uso de números na forma decimal em situações do dia- a – dia: Associara números na forma fracionaria e na forma decimal; ler, interpretar e resolver situações problemas que envolvam as operações com numeros na forma decimal, calcular porcentagens expresssas na forma decimal: analisar e resolver problemas que usam dados representados em gráficos de linhas: compreender a relação entre diferentes unidades de medidas: resolver problemas que envolvam unidades de medidas e transformações. Calcular perímetro.
IV Unidade:
Desenvolver a idéia de paralelismo; identificar segmentos de reta, ângulos e seus elementos; compreender as idéias de reta e semi- reta, classificar e medir ângulos. Trabalhar com compasso: rever polígonos; resolver problemas por meio de probabilidade; entender o funcionamento do código de barras; compreender e identificar o significado de um centímetro, quadrado: Associara quilômetros quadrados e grandes áreas: resolver problemas que envolvam as medidas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Os números naturais;
A humanidade cria símbolos e regras;
A numeração egípcia;
A numeração dos maias;
A numeração dos Romanos;
A numeração dos Hindus;
Os números naturais;
Sistema de numeração decimal;
Novas ordens e uma nova regra;
Fazendo arredondamento;
Operações com números naturais;
Situação de adição - Propriedade da adição;
Situação de subtração;
Expressões Numéricas; envolvendo adição e subtração;
Usando uma calculadora;
Resolvendo problemas;
Situação de multiplicação – Fazendo combinações multiplicando um número por 10, por 100 e por 1000;
Expressões numéricas;
Resolvendo problemas; situação de divisão;
Multiplicação e divisão com calculadora;
Resolvendo problemas com as quatro operações
II Unidade:
.
Tópicos da geometria;
Sólidos geométricos;
Faces, arestas e vértices;
Figuras geométricas planas;
Segmento de reta;
Polígonos;
Estudando linhas;
Triângulos;
Quadriláteros;
Figuras circulares ( circunferência e circulo);
Ângulo reto;
Números e medidas;
Medindo comprimentos;
O sistema métrico decimal;
Medindo capacidade;
Medindo a massa de um corpo;
Medindo superfície;
Medindo o volume de um solido;

III unidade:
Divisores e múltiplos de um número natural;
Quando um número natural é divisível por outro;
Divisores de um número natural;
Números primos;
Decomposição de um número natural em fatores primos;
Múltiplos de um número natural;
Mínimo múltiplo comum;
Frações- A idéia de frações;
Frações que representam parte de uma figura;
Numerador e denominador: Os termos da fração;
Usando frações em outras situações;
Leitura de uma fração;
Determinando uma fração que representa parte de uma quantidade;
Conhecendo mais sobre frações;
Comparando frações com o inteiro;
Números mistos;
Frações equivalentes;
Simplificando uma fração;

IV unidade:
A representação decimal;
Décimos;
Centésimo;
Milésimo;
Representação decimal de números maiores que um inteiro;
Novas ordens no sistema de numeração decimal;
Comparando números escritos na forma decimal;
Situações de adição e subtração;
Multiplicando um numero natural por um numero decimal;
Multiplicando por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as porcentagens;
Divisão: quando o quociente é um numero decimal;
Dividindo por 10, por 100 e por 1000;
Os números decimais e as medidas;
Usando a calculadora;
Procedimento:

Aulas expositivas, propiciando discussões, debates numa expectativa de uma maior participação. Discussões em grupo; Atividades individuais de fixação e treinamento. Modelagem matemática; simulação de problemas. ( desenvolvendo estratégias) Atividades individuais de fixação e treinamento.

RECURSOS:

Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Giovani, José Ruy: A conquista da matemática,5º ano/José Ruy giovani, José Ruy giovanny Junior- Ed. Renovada-são Paulo FTD, 2009.

Plano de curso 5º ano - Ciências

JUSTIFICATIVA:
O estudo da ciência, procura ensinar não somente preposições de diferentes disciplinas cientificas ( a astronomia, a biologia, a física, a química, a geologia e a meteorologia) mas também novas temáticas relacionadas as ciências da natureza, tais como as relações ciência –técnica.

OBJETIVO GERAL
Compreender idéias e conceitos relacionadas a formação e construção do universo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 Compreender a formação e constituição do planeta terra e seus corpos;
Perceber que todas as pessoas são responsáveis pela conservação do ambiente, descobrir com a conservação do ambiente;
Associar o esqueleto a função de suporte do nosso corpo: compreender que os ossos e os músculos são os responsáveis pelos movimentos do corpo; Perceber a importância da coluna vertebral e do crânio como protetores do encéfalo e da medula espinhal, respectivamente, fixar hábitos para manter uma boa postura: identificar ossos dos membros superiores e inferiores: perceber a importância de ter uma boa dieta variada e equilibrada : compreender deferentes funções dos alimentos; citar exemplos de alimentos com função energética, construtora e renovadora;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Explorar é preciso;
Estudando a s áreas verdes;
Parques nacionais do Brasil;
Exploradores de terra;
Exploradores do universo;

II unidade:

O corpo dinâmico;
O corpo em movimento;
Por dentro e por fora do corpo;
Nossa alimentação;
Nosso estilo de vida e nossa saúde;

III Unidade

O corpo em mudança;
O corpo como você nunca viu;
Surgi um ser humano;
Já não sou mais criança;
Nosso corpo... Nossa sociedade;

IV Unidade

Um mundo de inovações;
Da combustão a poluição;
Tempos modernos;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas:
 Debates:
Trabalhos:
 Aulas de vídeos:
 Dramatização:
 Seminários:
 Resumos:
 Leitura de imagens.
RECURSOS:
Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO:
 Atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nigro, G. Rogério: Aprendendo sempre Ciências 5º ano- Rogério G. Nigro/ Maria Cristina da C. Campos/ editora ática, são Paulo,

Plano de curso 5° ano - História

JUSTIFICATIVA:

A noção de identidade em história é fundamental para a compreensão do meu “Eu” e a percepção do outro, integrando assim o entendimento de nossa evolução no tempo e no espaço,compreendendo que o homem é   o agente  principal da evolução da história da humanidade; 

OBJETIVO GERAL:

Despertar no educando o interesse de compreensão do avanço da ciência e da tecnologia durante o século XX, estudando os principais aspectos da vida social e política de  um tempo passado.;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:
Discutir e despertar a hipótese, que o Brasil já era habitado muito antes da chegada dos portugueses;
Conhecer o significado do acordo feito entre Portugal e Espanha;
Conhecer as sociedades indígenas brasileira em seus principais aspectos culturais:

II unidade:

Identificaras finalidades das expedições enviadas ao Brasil;
Conhecer os fatos históricos mais importantes dos primeiros governos;
Identificar as causas que levaram os holandeses invadir o Brasil;
Discutir as idéias de liberdade dos negros do quilombo;
Destacar com clareza os principais objetivos das Entradas e Bandeiras;

 III unidade:

 Identificar as principais causas na s províncias onde aconteceu às rebeliões do período colonial;
Reconhecer a importância dos negros para a sociedade brasileira;
Valorizar a contribuição das culturas Afra, para o desenvolvimento do nosso país;

IV Unidade:

Identificar os principais fatos históricos do período monárquico, que culminou com a Proclamação da República
Estabelecer a diferenças entre os dois período Monárquico e Republicano;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Nossa organização social
Um breve histórico das desigualdades sociais:
 O nascimento do estado;
A organização;
A sociedade brasileira;
A diferença social no Brasil;
Empregos privados e públicos;

II unidade:
A globalização;
O código de defesa do consumidor;
Os servidores públicos;
Um retrato do trabalho no Brasil;
Família Real no Brasil;
Brasil livre de Portugal; O Império no Brasil;

III unidade:
Revolução de 30;
A Era  Vargas 1930_1945;
A Era Populista, 1945-1964;
A Ditadura no Brasil 1964-1985
A Ditadura Militar 1964-1985
Nova República-1986;
Década de 90
Nossos Presidentes;

IV unidade:
As Regências;
As Principais forças política
Segundo Império;
Os bastidores da República;
Política Café com Leite;
As mudanças Sociais;
Coluna Prestes;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas
Trabalhos em grupos;
Seminários
Apresentação de Palestras
Simulados
Avaliação global;
Participação
RECURSOS: músicas, cartolina, cartazes, quadro pincel, livros, revistas, jornais, tevê, DVD, retroprojetor, som, tesoura e cola;

AVALIAÇÃO
Trabalho de pesquisas
Resenhas de filmes;
Apresentações de trabalhos;
Simulados
Avaliação global;
Confecções de cartazes;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Barbosa , Rogério de Andrade. História Africana para contar e recontar- São Paulo, Editora Brasil,2001.
Bueno , Eduardo A, viagem do descobrimento do Brasil- Rio de Janeiro: Objetiva 1998.

Plano de curso 5º ano - Geografia

JUSTIFICATIVA:

A geografia como disciplina escolar, tem como objetivo contribuir para formação integral dos educados. O papel dessa área do conhecimento é refletir, compreender, observar, interpretar e saber pensar e agir dentro de seu espaço

OBJETIVO GERAL

Compreender o espaço dentro das diferentes extensões territoriais, é o  objetivo principal para o estudante dessa disciplina conhecer as diversidades de uma região.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 I unidade:

Compreender os diversos lugares e modos de vida no estado urbano e rural;
Estruturara os problemas da cidade e do campo, serviços sociais e cidadania;
Estabelecer relação entre a singularidade geográfica das regiões brasileiras:
II unidade:

Compreender a constituição da linguagem cartográfica através dos mapas em suas leitura e interpretação;
Estruturar as diversas formas de relevo:
Analisar a geografia brasileira:
Estabelecer relações entre os diversos elementos que constitui o clima;
III unidade:

Compreender as formas da terra;
Estruturar as características do planeta ao longo do tempo através dos estudos das “ ERA” :
Estabelecer a relação dos diversos movimentos da terra em relação a vida:
Compara as formas do planeta depois da Pangeia e a Pantalassa;
IV Unidade:

Compreender a constituição da atmosfera terrestre:
Estruturar os elementos formadores da dependência que os seres humanos têm em relação a hidrosfera
Identificar a formação da litosfera;
Compreender a inter-relação dos continentes com a sociedade, cultural e política de cada um:;:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I unidade:
Lugares e modos de vida urbana e rural;
Problemas da cidade e do campo: serviço social e cidadania;
A singularidade das regiões brasileiras e suas diversas culturas;
O crescimento da população brasileira;
A singularidade das regiões brasileiras e a identidade nacional de cada um;
 População brasileira;
As atividades econômicas brasileira e a relação internacional;

 II unidade:
Estudos de mapas;
Aspectos naturais do Brasil;
Relevo
Hidrografia;
Clima
Vegetação

III unidade:
A geografia;
O ser humano e os movimentos da terra;
Acidentes geográficos física;
Atmosfera;
Litosfera;
Biosfera;

IV unidade:
O ser humano e a água;
Continentes;
América;
Europa;
Ásia;
África;
Oceania;
Antártica;

PROCEDIMENTOS:

Aulas expositivas:
 Debates:
Trabalhos:
 Aulas de vídeos:
 Dramatização:
 Seminários:
 Resumos:
 Leitura de imagens.
RECURSOS: Quadro pincel, tevê, som, DVD, cartazes, cartolinas, retroprojetor, ofícios, livros, computares.
AVALIAÇÃO: atividades em grupo, debates, simulados, prova global, participação ,seminário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Oliveira, C.Dicionário Cartográfico, Rio de Janeiro, IBJE 1980.
Correia, Roberto Lobato e organização espacial.8. Ed, São Paulo: ática, 2007.
Cavalcante,LS. Geografia, escola e construção do conhecimento. 2 ed. Campinas: Papirus,2000.

Fonte: Professora Fernanda Freire

SHARE

Atividades para educação infantil

0 comentários :

Enviar um comentário

Etiquetas

Moldes Feltro Personagens Passo a passo EVA Bonecas Enfeites de porta Natal Boneca Princesa Boneco Bichinho Gatinhos Ursinhos Bebê Quadro Corujas Passarinho Aniversário Coelhinhos Guirlanda Festas Cachorrinhos Casinhas Porta bombom Boneco Príncipe Boneca Bailarina Boneco Bebê Vaquinhas Boneco de neve Boneco safari Caixa Máscara Porta docinhos Bolsas Boneco Bicho Cavalo Unicórnio Porta treco 1º ano Boneca Princesa Branca de Neve Boneco Bichinho Sentado Boneco O Pequeno Príncipe Bota Chaveiro Dia das mães Dia dos namorados Enfeite de maçaneta Escola Lembrancinhas Macaquinhos Sapatilha Sapato Segura cortina Alice no País das Maravilhas Ambientes Boneco Super Heróis Crochê Dedoches Floresta Marca página Meus trabalhinhos Noivinhos Novo Papel Pinguim Porquinhos Porta balas Porta celular Porta retrato Rena Artesanatos Boneca Princesa Alice de Alice no País das Maravilhas Boneca Princesa Tiana de A Princesa e o Sapo Boneca em eva Capa para celular Como fazer olhinhos de boneca Elefantinhos Formatura Galinhas Latas Lobo mau Os Três Porquinhos e o Lobo Mau Ovelhas Ponteira Vintage A Bela e a Fera A Turma do Mickey Mouse A turma do Ursinho Pooh Abelhinhas Alfabeto Almofadas Balão Biscuit Boneca Chapeuzinho Vermelho Boneca Masha de Masha e o Urso Boneca Minnie Boneca Princesa Anna Boneca Princesa Elsa Boneca Princesa Rapunzel Boneca Princesa Sofia Boneca Sereia Boneca de Formatura Boneco Carta de baralho de Alice no país das Maravilhas Boneco Mickey Borboletas Capa para caderno Carrinhos Casamento Cavalinhos Coroa Cozinha Dia dos pais Educação Infantil Estojo Estrela Flores Frozen Masha e o Urso Peso de porta Pintinhos Placa Porta carregador de celular Porta moedas Português Reciclagem Topo de Bolo Noivinhos Trenzinho Arca de Noé As Aventuras de Ladybug (ou Miraculous) Boneca Ladybug e Cat Noir Boneca Madrasta Boneca Margarida Boneca Mulher Maravilha Boneca Princesa Ariel de A pequena Sereia Boneca Princesa Aurora A Bela Adormecida Boneca Princesa Bela de A Bela e a Fera Boneca Princesa Tiana Boneca Super Heroína Boneca de profissão Boneco Aviador Boneco Harry Potter Boneco Os Sete Anões da Branca de Neve Boneco Pateta Boneco Pato Donald Boneco Pinóquio Boneco família Bule Bule de A Bela e a Fera Cachorro Pluto Carros Disney Carrossel Como aumentar uma imagem Coração Cupcake Fita Galinha pintadinha Gatinha Hello Kitty Gatinha Marie Joaninhas Laços Letras Lobo Moldes Unicórnio Moldes de letras Móveis Palhacinho Papelão Patrulha Canina Peixinhos Pinóquio Porta chaves Porta lápis Porta pano de prato Porta recado Raposa Regador Sacolinha para festas Sofia Sorvete Xícara A Turma do Snoopy A Xícara de A Bela e a Fera Alfabetização Alfabetização Atividades Alfineteiro Algas Marinhas Almofada de pescoço Anel Antes e depois Avental Baleia Bandeja Barco Barrados Berço Bicho preguiça Bijuterias Bola Boneca Boo de Monstros Disney Boneca Lalaloopsy Boneca Lola e Charlie Boneca Moana: Um Mar de Aventuras Boneca Princesa Cinderela Boneca Princesa Jasmine Boneca Princesa Mary Rosa Boneca Princesa Mulan Boneca Princesa Mérida Boneca Princesa Pocahontas Boneca Princesa Rebeca Boneca Roqueira Boneca Sininho(Tinker Bell) Boneca Sunbonnet Boneco Bichinho da água Boneco Caillou e Rosie Boneco Dennis- Hotel Transilvânia 2 Boneco Espantalho Boneco Esquilo Tico e Teco da Disney Boneco Gêmeos de Alice no País das Maravilhas Boneco Monstros Disney Boneco Os Flintstones Boneco Peter Pan Boneco Príncipe Joaquim Boneco Príncipe da Branca de Neve Boneco Príncipe de A Princesa e o Sapo Boneco Rei Boneco Smurfs Boneco Soldado Boneco Stitch de Lilo & Stitch A Série da Disney Boneco cantor Boneco de profissão Boneco do Folclore Boneco enfermeiro Boneco nadador Bordados Botões Burrinhos Cabelos Camaleão Caminho de mesa Capa para cadeira Capa para galão de água Capa para tablet Capitonê Caranguejo Carrinho de bebê Carruagem Cartão Cavalo Marinho Cesta Chapéu Chapéu de Aviador Chapéu de formatura Circo Cisne Ciências Colher de pau decorada Como fazer azulejo português Como fazer cabelo de boneca Como fazer pezinho de boneca Comoda Convite Crocodilo Cubos Customização Decoupagem Descanso para copos Dia dos avós Dia dos professores Dinossauro Emojis Estetoscópio Flamingo Foguete Frutas Galinheiro Garrafa PET Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas Girafinhas Gravatas Guarda chuva Guitarra Helicóptero Ilha Safari Kit de cozinha Leis Leão Lixinho para carro Luminárias Luvas Lápis Matemática Minions Móbile Notas Musicais Nuvem Números Ostra Palavra de Deus Palito de picolé Pano de mesa Pano de prato Pantufas Patch aplique Patchcolagem Patinho Pegador de panelas Peixinho Nemo Peneira decorada Peter Pan Pikachu Pintura Pokemon Polvo Porco Espinho Porta absorventes Porta fósforo Porta gravata Porta kit de costura Porta ovos Porta panetone Porta talher Porta tiara Porteira Pote Primário Puxa saco Raia Rapunzel Relógio Roupas Sachê Sanduíche Sapinhos Sapo de A Princesa e o Sapo Sofá Submarino Tamanduá Tartarugas Tesoura Tigre Transferência de foto para madeira Ursinhos Carinhosos Velas atividade com as letras dinâmica plano de aula porta guardanapo vasos Ônibus