Home » , » Plano de aula para a ciência, geografia e História

Plano de aula para a ciência, geografia e História

banner


Tipo 1

DISCIPLINA: Ciências Geográficas
OBJETIVOS GERAIS: Conhecer o mundo atual em sua diversidade, reforçando os conceitos básicos desenvolvidos nos anos anteriores, ou seja, os conceitos de paisagem, lugar, região e território, bem como desenvolver a análise crítica a cerca do mundo globalizado e a relação com o espaço vivido, buscando que os alunos continuem explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades, relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de nosso país e do mundo.
CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira; e a evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes.
1° TRIMESTRE – Unidade I: Tecnologias, sociedade e espaço
• Tecnologias;
• Meios de comunicação;
• Avanço tecnológico;
• Sistemas de comunicação e informação;
• Redes de informação, comunicação e transporte;
• Fusos horários;
• Sistemas de transporte.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens de satélite, gráficos e charges, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Elaboração de questionamentos, indagações e entrevistas, roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros) e realização de atividades em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, entrevistas, painel de sequência visual, exposições orais e escritas.
PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.
2° TRIMESTRE – Unidade II: Espaços e sociedades no começo do século XXI: um mundo de transformações
• Globalização;
• Fluxos no território (pessoas, mercadorias, capitais, informações e ideias);
• Migrações internas e externas (imigração e emigração);
• Espaço e cotidiano;
• Megacidades e cidades globais;
• Multinacionais e transnacionais
• Centros e periferias;
• Blocos econômicos: o Mercosul, a China e a economia global.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens, gráficos e propagandas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Roda de conversa e debates para levantamento de hipóteses, trabalhos em grupo, dupla ou individual para exposições de idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: Produção de texto crítico e entrevistas.
 
Tipo 2

PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRÁFICAS



DISCIPLINA: Ciências Geográficas
OBJETIVOS GERAIS:
• Fazer a leitura do mundo atual a partir da percepção da diversidade: espacial, cultural, religiosa étnica, presentes no cotidiano, associando conhecimentos já adquiridos aos estudados em sala de aula, utilizando-os como formas de intervenção na sociedade.
• Conhecer o mundo atual em sua diversidade, focando de forma mais específica as categorias de Território e de Região, pretendendo que os alunos continuem explorando seu espaço mais próximo de vivência; percebendo diversidades, relações, interferências, permanências, transformações; e ampliando o conhecimento sobre outros lugares de sua cidade, de seu estado, das regiões, de nosso país e do mundo.
CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): a Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; a modernização capitalista e a redefinição nas relações espaciais; e o papel do Estado, os grupos sociais e a sociedade urbano-industrial brasileira.
1° TRIMESTRE – Unidade I: Diversidades no Brasil e no mundo
• Diversidade mundial e regional;
• Coordenadas geográficas – localização e posição dos lugares;
• Dados populacionais e condições de vida no mundo;
• Globalização;
• Hábitos alimentares;
• Desigualdades sociais;
• Elementos naturais e paisagem;
• Florestas;
• Regiões brasileiras.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos didáticos, mapas, tabelas, fotos, imagens de satélites, gráficos e músicas, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), trabalhos em grupo e produção de painéis para exposições de idéia de forma oral e escrita. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: pesquisa científica, seminários, produção de gráfico, overlay e painel, exposições orais e escritas e atividade extraclasse.
PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.
• Visita ao Bosque da Ciência – Estudo de campo para atividade de sensibilização e de preservação ambiental (fauna e flora amazônica)
 
 
Tipo 3

PLANEJAMENTO - Ciências Geográficas



OBJETIVOS GERAIS:
• Desenvolver a capacidade de construir habilidades de leitura e escrita nas diferentes linguagens geográficas, possibilitando a realização de diferentes leituras sobre o espaço geográfico e sobre os diversos grupos sociais que habitam nosso País, identificando os modos de vida diferenciados que possuem identidades e que se interrelacionam; que existem diferentes formas de viver, pensar e representar esses espaços geográficos;
• Permitir o conhecimento das relações entre sociedade e natureza, compreendendo muitos dos processos que ocorrem nela ou que são criados pelos diferentes grupos sociais, percebendo a interferência sobre o espaço geográfico da cidade, do campo, do lugar onde vivemos ou nos relacionamos e assim construir conhecimentos a respeito das categorias da paisagem urbana e paisagem rural;
• Adquirir conhecimento sobre a linguagem cartográfica, a fim de interpretar, localizar e representar documentos e fenômenos estudados pela geografia.
CONTEÚDOS E CONCEITOS: Conteúdos geográficos tendo como referência os eixos temáticos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): A Geografia como uma possibilidade de leitura e compreensão do mundo; Brasil: um mesmo território e muitos cenários geográficos; e o campo e a cidade como formações socioespaciais.
1° TRIMESTRE – Unidade I: Os jovens, as cidades e o campo
• Cidades: modos de vida, lembranças, caracterização e pontos de referência;
• A organização das cidades: atividades, moradias e vias de circulação;
• Cidades e metrópoles;
• Campo: modos de vida, lembranças e caracterização;
• A organização do campo: atividades e moradia;
• Agrupamento humano no campo: povoado, vila, aldeia, remanescentes de quilombos.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de croquis, mapas, plantas, charges, tabelas, fotos, imagens de satélites e gráficos, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Utilização de pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), produção de painel de poesias e imagens. Utilização dos recursos tecnológicos no laboratório de informática e mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas. As atividades cartográficas propiciam um trabalho interdisciplinar com matemática, pois o aluno poderá analisar, comparar, resolver e registrar dados apresentados nos mapas e gráficos.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, confecção de maquete, painel e overlay e atividade extraclasse.
PROJETO:
• Semana dos Povos Indígenas.
2° TRIMESTRE – Unidade II: Campo e Cidades: Espaços que se relacionam e se transformam
• Relação Campo x Cidades – espaços que se relacionam;
• Modos de vida, produção camponesa e assentamento rural;
• Manifestações culturais no campo e nas cidades;
• Transformações urbanas e do campo;
• Região do Pantanal, Rio Nilo e Rio Paraguai;
• Transformações nas paisagens.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos informativos, poesias, mapas, tabelas, gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica e exposição de forma oral e escrita.
PROJETO:
• JOCEST – Jogos internos do Centro Educacional Santa Teresinha.
3° TRIMESTRE – Unidade III: As sociedades, a Natureza e as paisagens
• Relação sociedade, paisagem e clima;
• Região do semi-árido brasileiro;
• A natureza e a formação das paisagens;
• A origem da Terra e dos seres vivos;
• Representações e memórias das paisagens.
METODOLOGIA GERAL: Aula expositiva, dialogada e participativa com a utilização do livro didático, resolução de exercícios como a leitura e interpretação de textos informativos, mapas, tabelas, gráficos, fotos e imagens, a fim de descrever, localizar e comparar informações, permitindo a produção de textos e as representações dos espaços geográficos. Pesquisas em diferentes fontes (jornais, revistas, internet e outros), utilização dos recursos tecnológicos no mini auditório com projeção de vídeos para auxiliar o desenvolvimento das atividades propostas.
AVALIAÇÃO: Atividades do livro didático, prova escrita e trabalhos avaliativos: produção textual, pesquisa científica, exposição oral e escrita.
PROJETO:
• Semana Cultural – Socialização dos projetos e trabalhos realizados durante o ano letivo das áreas de ciências humanas e linguagens e códigos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXCnnD7qkVRp-GHmjeS7uY6e76VYXlEfTGoHCpo5tdAmZ_3qCgMeYYU80bUYpXMe3EcnXgs1scRadKQFnGENFYSNwEqc9IGeWhW0jC-4pzX6aPumofRYb3JFv0IcGdYX9bZvQANTLOokKc/s1600/Planejamento+Anual+1%C2%B0+ano+atividades+exerc%C3%ADcios+mat%C3%A9rias++(imagens)+imprimir+(3).png

Resultado de imagem para PLANEJAMENTO - CIÊNCIAS GEOGRAFICA
fonte: http://simonehelendrumond.blogspot.com.br/

SHARE

Atividades para educação infantil

0 comentários :

Enviar um comentário

Etiquetas

Moldes Feltro Personagens Passo a passo EVA Bonecas Enfeites de porta Natal Boneca Princesa Boneco Bichinho Gatinhos Ursinhos Bebê Quadro Corujas Passarinho Aniversário Coelhinhos Guirlanda Festas Cachorrinhos Casinhas Porta bombom Boneco Príncipe Boneca Bailarina Boneco Bebê Vaquinhas Boneco de neve Boneco safari Caixa Máscara Porta docinhos Bolsas Boneco Bicho Cavalo Unicórnio Porta treco 1º ano Boneca Princesa Branca de Neve Boneco Bichinho Sentado Boneco O Pequeno Príncipe Bota Chaveiro Dia das mães Dia dos namorados Enfeite de maçaneta Escola Lembrancinhas Macaquinhos Sapatilha Sapato Segura cortina Alice no País das Maravilhas Ambientes Boneco Super Heróis Crochê Dedoches Floresta Marca página Meus trabalhinhos Noivinhos Novo Papel Pinguim Porquinhos Porta balas Porta celular Porta retrato Rena Artesanatos Boneca Princesa Alice de Alice no País das Maravilhas Boneca Princesa Tiana de A Princesa e o Sapo Boneca em eva Capa para celular Como fazer olhinhos de boneca Elefantinhos Formatura Galinhas Latas Lobo mau Os Três Porquinhos e o Lobo Mau Ovelhas Ponteira Vintage A Bela e a Fera A Turma do Mickey Mouse A turma do Ursinho Pooh Abelhinhas Alfabeto Almofadas Balão Biscuit Boneca Chapeuzinho Vermelho Boneca Masha de Masha e o Urso Boneca Minnie Boneca Princesa Anna Boneca Princesa Elsa Boneca Princesa Rapunzel Boneca Princesa Sofia Boneca Sereia Boneca de Formatura Boneco Carta de baralho de Alice no país das Maravilhas Boneco Mickey Borboletas Capa para caderno Carrinhos Casamento Cavalinhos Coroa Cozinha Dia dos pais Educação Infantil Estojo Estrela Flores Frozen Masha e o Urso Peso de porta Pintinhos Placa Porta carregador de celular Porta moedas Português Reciclagem Topo de Bolo Noivinhos Trenzinho Arca de Noé As Aventuras de Ladybug (ou Miraculous) Boneca Ladybug e Cat Noir Boneca Madrasta Boneca Margarida Boneca Mulher Maravilha Boneca Princesa Ariel de A pequena Sereia Boneca Princesa Aurora A Bela Adormecida Boneca Princesa Bela de A Bela e a Fera Boneca Princesa Tiana Boneca Super Heroína Boneca de profissão Boneco Aviador Boneco Harry Potter Boneco Os Sete Anões da Branca de Neve Boneco Pateta Boneco Pato Donald Boneco Pinóquio Boneco família Bule Bule de A Bela e a Fera Cachorro Pluto Carros Disney Carrossel Como aumentar uma imagem Coração Cupcake Fita Galinha pintadinha Gatinha Hello Kitty Gatinha Marie Joaninhas Laços Letras Lobo Moldes Unicórnio Moldes de letras Móveis Palhacinho Papelão Patrulha Canina Peixinhos Pinóquio Porta chaves Porta lápis Porta pano de prato Porta recado Raposa Regador Sacolinha para festas Sofia Sorvete Xícara A Turma do Snoopy A Xícara de A Bela e a Fera Alfabetização Alfabetização Atividades Alfineteiro Algas Marinhas Almofada de pescoço Anel Antes e depois Avental Baleia Bandeja Barco Barrados Berço Bicho preguiça Bijuterias Bola Boneca Boo de Monstros Disney Boneca Lalaloopsy Boneca Lola e Charlie Boneca Moana: Um Mar de Aventuras Boneca Princesa Cinderela Boneca Princesa Jasmine Boneca Princesa Mary Rosa Boneca Princesa Mulan Boneca Princesa Mérida Boneca Princesa Pocahontas Boneca Princesa Rebeca Boneca Roqueira Boneca Sininho(Tinker Bell) Boneca Sunbonnet Boneco Bichinho da água Boneco Caillou e Rosie Boneco Dennis- Hotel Transilvânia 2 Boneco Espantalho Boneco Esquilo Tico e Teco da Disney Boneco Gêmeos de Alice no País das Maravilhas Boneco Monstros Disney Boneco Os Flintstones Boneco Peter Pan Boneco Príncipe Joaquim Boneco Príncipe da Branca de Neve Boneco Príncipe de A Princesa e o Sapo Boneco Rei Boneco Smurfs Boneco Soldado Boneco Stitch de Lilo & Stitch A Série da Disney Boneco cantor Boneco de profissão Boneco do Folclore Boneco enfermeiro Boneco nadador Bordados Botões Burrinhos Cabelos Camaleão Caminho de mesa Capa para cadeira Capa para galão de água Capa para tablet Capitonê Caranguejo Carrinho de bebê Carruagem Cartão Cavalo Marinho Cesta Chapéu Chapéu de Aviador Chapéu de formatura Circo Cisne Ciências Colher de pau decorada Como fazer azulejo português Como fazer cabelo de boneca Como fazer pezinho de boneca Comoda Convite Crocodilo Cubos Customização Decoupagem Descanso para copos Dia dos avós Dia dos professores Dinossauro Emojis Estetoscópio Flamingo Foguete Frutas Galinheiro Garrafa PET Gato Risonho de Alice no País das Maravilhas Girafinhas Gravatas Guarda chuva Guitarra Helicóptero Ilha Safari Kit de cozinha Leis Leão Lixinho para carro Luminárias Luvas Lápis Matemática Minions Móbile Notas Musicais Nuvem Números Ostra Palavra de Deus Palito de picolé Pano de mesa Pano de prato Pantufas Patch aplique Patchcolagem Patinho Pegador de panelas Peixinho Nemo Peneira decorada Peter Pan Pikachu Pintura Pokemon Polvo Porco Espinho Porta absorventes Porta fósforo Porta gravata Porta kit de costura Porta ovos Porta panetone Porta talher Porta tiara Porteira Pote Primário Puxa saco Raia Rapunzel Relógio Roupas Sachê Sanduíche Sapinhos Sapo de A Princesa e o Sapo Sofá Submarino Tamanduá Tartarugas Tesoura Tigre Transferência de foto para madeira Ursinhos Carinhosos Velas atividade com as letras dinâmica plano de aula porta guardanapo vasos Ônibus